O L I VR O
D E Z A C A R I A S
O Livro
de Zacarias é um dos livros proféticos do Antigo
testamento da Bíblia. Possui 14 capítulos.
A primeira
parte do livro, composta dos capítulos 1 a 8, contém os oráculos do
profeta Zacarias, cujo nome significa "YHVH se Lembra".
Apresentado
como neto de Idô (1:1 e 1:7) ou como filho de Idô (Esd 5:1; 6:14
e Targum), deve ter sido chefe da família sacerdotal de Idô, por volta de 500 AC (Neemias12:16), umas
das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de
todos os profetas do AT, dado referências distintas e comprovadas sobre a
vinda do Messias.
Contemporâneo
de Ageu foi um dos chamados "profetas" pós – exílicos, que viveu
em uma época em que a comunidade judaica procura reconstruir as suas
bases de fé e vida social. Sofrendo ainda as amargas consequências
do Exílio na Babilônia, o povo sente-se desencorajado e tem dúvidas sobre
a presença de Deus em seu meio.
Zacarias, em
oráculos e visões, mostra que Deus continua aí para realizar o seu projeto
através da comunidade. O profeta reanima a esperança de um povo que passa por
grandes dificuldades materiais e dúvidas de fé e que, por isso, é levado à
resignação passiva. Zacarias estimula os compatriotas a arregaçarem as mangas
para reconstruir o Templo (ver Esdras 6:14), símbolo da fé e unidade
nacional.
Zacarias,
assim como Ageu se preocupa com a reconstrução do Templo de
Jerusalém, mas dá maior destaque à restauração nacional e às suas exigências de
pureza e moralidade. Essa restauração deve abrir uma era
messiânica na qual o sacerdócio representado por Josué será
exaltado (3:1-17), mas na qual a realeza será exercida pelo "Germe"
(3:8), termo messiânico que o versículo 12 do cap. 6 aplica à Zorobabel.
A segunda
parte do livro, formada dos capítulos 9 a 14, foi escrita nos últimos decênios
do séc. IV AC, período em que os gregos dominavam a Palestina, depois
da grande campanha de Alexandre Magno (333 AC). O autor olha para o
futuro do povo de Deus. Anuncia também o aparecimento do Messias com
três características: rei (9:9-10), bom pastor (11:4-17 e 13:7-9) e
«transpassado» (12:9-14). Ao ler esta segunda parte, é impossível não lembrar
Jesus entrando em Jerusalém montado num jumentinho (rei-messias), ou quando
afirma: «Eu sou o bom pastor»; ou ainda sofrendo a paixão e morte na cruz.
Dentre os
argumentos que evidenciam que a segunda parte foi escrita em um momento
posterior, pode-se citar que:
· falta de referência a datas;
· não se fala nem de Zacarias, nem de
Zorobabel, nem de Josué e nem da reconstrução do Templo;
· o estilo é diferente;
· utiliza-se com frequência livros
anteriores como Jeremias e Ezequiel;
· o horizonte histórico não é mais o do
retorno do Exílio na Babilônia, pois Assíria e Egito são
apresentados como nomes simbólicos de todos os opressores.
Também há
evidências de que essa segunda parte não foi escrita por um único autor,
haveria, portanto um Segundo Zacarias (Dêutero-Zacarias), que escreveu os
capítulos 9 a 11 e um Terceiro Zacarias (Trito-Zacarias) que escreveu os
capítulo 12 a 14, dentre as quais se pode citar:
· os capítulos 9 a 11 formam uma seção
distinta daquela compreendida nos capítulos 12 a 14, sendo cada uma introduzida
por um título distinto;
· os capítulos 9 a 11 são escritos em
verso, enquanto que os capítulos 12 a 14 são escritos quase que em sua
totalidade em prosa;
· os capítulos 9 a 11 se utilizam de
textos poéticos pré-exílicos e referem-se a fatos históricos difíceis de
precisar, com exceção dos oito primeiros versículo do cap. 9 que referem-se à
conquista de Alexandre, enquanto que os capítulos 12 a 14 descrevem em termos
de apocalipse as provações e as glórias de Jerusalém dos
últimos tempos.
· Por outro lado cita-se que
a escatologia não está ausente dos capítulos 9 a 11 e que certos
temas encontram-se em tanto na seção compreendida pelos capítulos 9 a 11 como
na seção compreendida nos capítulos finais, como, por exemplo, o dos
"pastores" do povo (10:2-3; 11:4-14; 13:7-9).
DATA
A introdução
do Livro de Zacarias foi escrita entre outubro e novembro de 520 AC, dois meses
após a primeira profecia de Ageu , oito visões do profeta ocorreram
em fevereiro de 519 AC (Zacarias 2:4). Os caps 7-8 ocorrem dois anos mais
tarde, em 518 AC, o cap. 7 é um retrospecto do passado nacional, e o cap. 8
abre as perspectivas da salvação messiânica, ambos a propósito de um problema
sobre o jejum, suscitado em novembro de 518 AC. A referência à Grécia em
9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de 480, quando a
Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. As profecias
que abrangem o Livro de Zacarias foram reduzidas à escrita entre 520 e 475 aC.
Não há
dúvidas sobre a autenticidade dos oito primeiros capítulos, mas existem
evidências de que os versículos 20 a 23 do capítulo 8 são um acréscimo
posterior, sendo os versículo 18 e 19 a conclusão primitiva do livro.
AS OITO VISÕES
As oito
visões são o cerne da primeira parte da obra e descrevem antecipadamente a
restauração definitiva da comunidade. As três primeiras visões (os cavaleiros,
os ferreiros, o agrimensor) apresentam as fases preparatórias da restauração
messiânica; as duas visões centrais (a investidura de Josué, os dois
Ungidos) dizem respeito ao governo da nova comunidade; as três últimas (o
livro, a mulher no alqueire, os cavaleiros) evocam as condições da restauração
final.
Cabe
observar que a quarta visão tem características literárias e teológicas
particulares, e diferentemente da quinta visão que mantém os dois Ungidos em pé
de igualdade, confere ao sacerdote um lugar preponderante, o que indicaria que
essa quarta visão seja um acréscimo posterior, e que o texto original teria
somente sete visões. Tal modificação revela a importância conquistada pelo
sacerdote a partir do desaparecimento do príncipe davídico Zorobabel. Sendo
que, posteriormente, o novo testamento (Hebreus cap. 3) reinterpretará a
profecia declarando que Zacarias se referia a Jesus.
OUTROS ASPECTOS EM RELAÇÃO A PRIMEIRA
PARTE
· 2:10-17 é um apelo aos exilados para
que voltem à cidade cujas condições são evocadas na segunda e terceiras visões
(2:1-9);
· 3:8.9.10c são uma promessa
à Josué depois da visão de sua investidura (3:1-7.9a);
· 4:6b-10a trazem uma garantia ao
governador Zoroibabel;
· 1:1-6 e 7:4-14 pregações;
· 8:1-17.20-23 promessas sobre o
futuro;
· 7:1-3 e 8:18-19 consulta referente
aos jejuns comemorativos das calamidades de 587 AC.
CONTEXTO HISTÓRICO
Os exilados
que retornaram à sua terra natal em 536 a.C. sob o decreto de Ciro, estavam
entre os mais pobres dos judeus cativos. Cerca de cinquenta mil pessoas
retornaram para Jerusalém sob a liderança de Zorobabel e Josué.
Rapidamente, reconstruíram o altar e iniciaram a construção do templo. Logo,
todavia, a apatia se estabeleceu, à medida que eles foram cercados com a
oposição dos vizinhos samaritanos, que, finalmente foram capazes de
conseguir uma ordem do governo da Pérsia para interromper a construção. Durante
cerca de doze anos a construção foi obstruída pelo desânimo e pela preocupação
com outras atividades.
Zacarias e
Ageu "persuadiram o povo a voltar ao Senhor e aos seus
propósitos para restaurar o templo". Zacarias "encorajou o povo de
Deus indicando-lhe um dia, quando o Messias reinaria de um templo restaurado,
numa cidade restaurada".
MESSIANISMO
Zacarias é,
às vezes, referido como o mais messiânico de todos os livros do Antigo
Testamento.
Dentre as
referências à Era Messiânica, pode-se citar, as previsões do ressurgimento
da Casa de David (12) e de uma teocracia guerreira (10:3-11:3), mas
também cultual no estilo de Ezequiel (14) e dentre as
referências ao Messias, pode-se citar.
· Como o Servo do Senhor, o
Renovo (Zacarias 3:8);
· Como o homem cujo nome é
Renovo (Zacarias 6:12);
· Como Rei e como sacerdote (Zacarias
6:13);
· Como o verdadeiro Pastor (Zacarias
11:4-11);
· Rei Messias humilde e pacífico
(9:9-10).
Ele dá um
expressivo testemunho sobre a traição de Cristo por trinta
moedas de prata (Zacarias 11:12-13 - Mateus 27:9, combinado
com Jeremias 26:31 , sua crucificação (Zacarias 12:10), seus
sofrimentos (Zacarias 13:7) e sua segunda vinda (Zacarias 14:4).
Duas
referências a Cristo são consideradas pelos religiosos como de profundo
significado. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é descrita com
detalhes em Zacarias 9:9, quatrocentos anos antes do acontecimento
(ver Mateus 21:4; Marcos 11:7-10).
Outras
passagens no Novo Testamento também ligam-se com o Livro de Zacarias,
tais como: Marcos 14:27 e João 19:37.
Um dos
versículos mais dramáticos das Escrituras proféticas é encontrado em Zacarias
12:10, quando, na maioria dos manuscritos a primeira pessoa é
usada: "E olharão para mim, a quem traspassaram.". Jesus Cristo
acreditam os religiosos, pessoalmente, profetizou sua definitiva recepção pela
casa de Davi.
INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ZACARIAS
– O Messias vem aí
O ministério
de Zacarias foi adicional ao de Ageu no período pós-exílico. Zacarias começou
seu trabalho cerca de dois meses após os oráculos de Ageu. Ageu desafiara o
povo a reconstruir o templo e Zacarias chamou a comunidade pós-exílica ao
arrependimento. Uma vez que os trabalhos de reconstrução estavam concluídos,
restava ao povo a consciência correta da adoração e serviço apropriados.
O nome
Zacarias significa Javé se lembrou, e expressa o sentimento dos exilados após o
cativeiro babilônico. No livro de Neemias lemos que Zacarias era neto de Ido,
que retornara do cativeiro com Zorobabel e Jesua (12:4). Neemias também o
identifica como membro da família sacerdotal de Ido (12:16). Zacarias,
portanto, era descendente de Levi e serviu em Jerusalém como sacerdote e
profeta.
O livro está
indubitavelmente seccionado em duas partes. O livro pode ser dividido de acordo
com seu estilo e interesse histórico entre os capítulos 1 a 8 e 9 a 14. A
primeira parte se situa no período persa, antes da reconstrução do templo sob a
liderança de Josué e Zorobabel. Neste trecho, as profecias são datadas e vêm em
forma de visões. A segunda parte não trata mais sobre o templo; Josué e
Zorobabel não são mais mencionados; as profecias não são mais datadas nem tem a
forma de visões. A ênfase teológica da segunda parte é totalmente escatológica
se comparada com a primeira. O estilo literário também é distinto da primeira
parte, tratando-se, claramente, de uma literatura apocalíptica, gênero
característico do período pós-exílico.
Da mesma
maneira que Ageu, Zacarias escreveu aos hebreus de Jerusalém e proximidades que
retornaram do exílio. Em virtude da impassividade espiritual neste período,
Zacarias exortou e motivou os ex-cativos a reconstruir e prosseguir a vida.
Os oráculos
de Zacarias foram pronunciados durante o reinado de Dario, rei da Pérsia (521 –
486 a.C.). Somente um grupo reduzido de judeus retornara a Jerusalém após os 70
de cativeiro; por isso os muros e o templo de Jerusalém continuavam destruídos.
Logo, a promessa de restauração predita por Jeremias e Ezequiel estavam longe
do seu cumprimento (Jr. 30 – 33; Ez. 36 – 39). Conforme estudado anteriormente,
foi um período de sombras, desânimo e ameaças das nações ao redor contra
qualquer tentativa mínima de progresso.
Em contraste
com essa situação desoladora, as palavras de Ageu e Zacarias animaram e
motivaram o povo da Aliança à reconstrução material e regeneração espiritual.
Ageu iniciou este trabalho e Zacarias arrematou sua mensagem para a renovação
espiritual (1:3-6; 7:8-14).
O ministério
de Zacarias durou mais de 2 anos até a conclusão dos trabalhos de reconstrução
do templo e celebração da páscoa em 515 a.C. (Ed. 6:13-22).
ESTRUTURA DO LIVRO
Os oráculos
de Zacarias podem ser estruturados da seguinte forma:
· A chamada ao arrependimento – 1:1-6
· As visões de Zacarias – 1:7 – 6:8
· A coroação de Josué – 6:9-15
· Mensagem sobre a justiça,
misericórdia e jejum – 7:1-14
· Mensagem sobre a restauração de
Jerusalém – 8:1-23
· Oráculos sobre o Messias – 9 – 11
· Oráculos sobre Israel – 12 – 14
O livro
divide-se em duas partes principais contendo oito visões, quatro mensagens e
dois oráculos. A primeira parte contém a introdução em forma de chamada ao
arrependimento (1:1-6), as visões noturnas (1:7 a 6:15) e as palavras sobre o
jejum (7 e 8). A segunda parte, como visto acima, tratam-se de oráculos
escatológicos sobre o Messias (9 a 11) e Israel (12 a 14). Todos esses estilos
literários reunidos serviram para estimular os judeus do pós-exílio a
permanecerem fiéis à Aliança para o estabelecimento do seu reino por meio do
Messias.
A introdução
serve como uma convocação para o retorno a Javé, ratificando a mensagem de Ageu
acerca da reconstrução do templo (Ag. 1:1-6). Entretanto, a reedificação do
templo deveria vir acompanhada da restauração espiritual. A mensagem de retorno
ao Senhor é confirmada pelas visões que confirmam que Javé está “voltando para
Jerusalém” (1:3; 16; 2:10), e que seu controle sobre o cosmos não foi perdido.
Resumidamente,
o conteúdo das visões pode ser entendido da seguinte maneira:
Primeira visão
|
1:7-17
|
Javé está no controle de tudo, embora
o reino não esteja implantado
|
Segunda visão
|
1:18-21
|
Intervenção da Javé na história para
a realização do seu propósito
|
Terceira
visão
|
2:1-13
|
Encorajamento
do povo ao prometer que Javé habitaria com seu povo
|
Quarta visão
|
3:1-10
|
Ação
misericordiosa de Javé ao purificar Israel, representado por Josué
|
Quinta
visão
|
4:1-14
|
Encorajamento
do povo pela ação do Espírito Santo para a reconstrução do templo
|
Sexta
visão
|
5:1-4
|
Encoraja a
obediência à Lei
|
Sétima
visão
|
5:5-11
|
Desencorajamento
das esperanças políticas e econômicas vindas da Babilônia
|
Oitava
|
6:1-8
|
A ira de
Deus é aplacada e seu povo vingado. A coroação de Josué indica a unificação
dos ofícios de rei e sacerdote na mesma pessoa, tipificando o Renovo do
Messias.
|
Após as
visões, as mensagens de Zacarias contém a advertência contra uma religiosidade
oca e superficial e o desafio à obediência a Javé. A verdadeira espiritualidade
se fundamentaria na busca pela justiça social e a consequente restauração de
Israel no futuro (8:9-13).
A segunda
parte do livro, de cunho escatológico, trata sobre o Messias. A rejeição que o
povo faria dele resultaria em sua dispersão e sofrimento nas mãos de um pastor
falso e ganancioso (9:1 – 11:17). Após seu arrependimento, Deus reúne os
eleitos e restaura as bençãos da Aliança onde Israel desfruta da presença de
Deus em seu reino inaugurado.
Aqui o
conteúdo de Zacarias tem uma ênfase diferente da primeira parte. Ao que tudo
indica, o texto de Zacarias, nos capítulos 1 a 8, nutre uma esperança de que
Zorobabel poderia ser o agente de implantação do Reino de Deus. Entretanto, no
trecho dos capítulos 9 ao 14, Zorobabel não é sequer mencionado, dando espaço a
outros elementos de mudança não apenas terrestre, mas também revolucionária,
cósmica e cataclísmica.
PROPÓSITO E CONTEÚDO
O profeta
Zacarias trata dos seguintes assuntos em seus oráculos:
A renovação
da Aliança
Justiça
social
A soberania
de Deus
O Messias
Zacarias
escreveu para a comunidade pós-exílica que estava seguindo os mesmos passos de
seus ancestrais (1:3-5). Por isso seus oráculos são para exortação, repreensão
e incentivo nos tempos difíceis que enfrentavam. Esta geração era tão culpada
pelo exílio quanto as anteriores (7:8-14).
Neste
momento de crise, Zacarias apela ao arrependimento e retorno a Javé (1:3-5). A
adoração e culto verdadeiros, no templo reconstruído com o incentivo de Ageu,
viria apenas com a renovação espiritual e a obediência à lei do Senhor. Desse
modo, as bênçãos da justiça e prosperidade trazidas pelo Messias se
concretizariam no Reino de Deus (6:9-15; 8:13).
Distintamente
de outras literaturas apocalípticas, Zacarias não focaliza somente os aspectos
futuros do Dia do Senhor, mas invoca a consciência coletiva para a justiça
social ainda no presente. Isto é, antes de todos os povos buscarem o favor de
Deus em Jerusalém, os judeus deveriam buscar ao Senhor e praticar a justiça
para com as viúvas, pobres, órfãos e também estrangeiros (7:9-10; 14:16-21).
Ao tratar
sobre a ordenação de Josué e Zorobabel, Zacarias prosseguiu ratificando a
liderança divinamente instituída em Israel, recobrando as esperanças na
restauração messiânica e no cuidado de Javé ao guiar o povo da Aliança.
O valor de Zacarias para os Cristãos
As duas
parte de Zacarias colocam os gentios no plano de salvação e trata sobre a
prática do culto correto e a busca pelo Reino de Deus em primeiro lugar.
O Novo
Testamento cita em torno de 70 trechos de Zacarias, dos quais a maior parte
encontram-se em Apocalipse. As citações mais conhecidas estão nos capítulos 9 a
14. Os cristãos encontram o cumprimento da vinda do rei vencedor, mesmo que
humilde (Zc. 9:9) na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt. 21:5). A
traição de Judas por 30 moedas de prata (Mt. 27:3-5) foi associada com Zc.
11:12-13. Mesmo o abandono de Jesus pelos discípulos (Mt. 26:31, 56) foi
relacionado com Zc. 13:7.
Ademais
Zacarias traz consolo e esperança para aqueles que sofrem nas mãos de pastores
opressores e anima os leitores à construção de um mundo melhor, ao mesmo tempo
que incentiva a olhar além do mundo material aguardando nossa redenção
esperando por uma cidade melhor, da qual Deus é o construtor.
Autor: Zacarias 1:1 identifica o seu
autor como sendo o profeta Zacarias.
Quando foi escrito: O Livro de Zacarias foi provavelmente escrito em dois segmentos principais entre 520 e 470 aC.
Propósito: Zacarias enfatizou que Deus tem usado Seus profetas para ensinar, advertir e corrigir o seu povo. Infelizmente, eles se recusaram a ouvir. Seu pecado trouxe a punição de Deus. O livro também traz evidências de que até mesmo a profecia pode ser corrompida. A história mostra que nesse período a profecia caiu em descrédito entre os judeus, dando entrada ao período entre os Testamentos quando nenhuma voz profética duradoura falava ao povo de Deus.
Versículos-chave:
Quando foi escrito: O Livro de Zacarias foi provavelmente escrito em dois segmentos principais entre 520 e 470 aC.
Propósito: Zacarias enfatizou que Deus tem usado Seus profetas para ensinar, advertir e corrigir o seu povo. Infelizmente, eles se recusaram a ouvir. Seu pecado trouxe a punição de Deus. O livro também traz evidências de que até mesmo a profecia pode ser corrompida. A história mostra que nesse período a profecia caiu em descrédito entre os judeus, dando entrada ao período entre os Testamentos quando nenhuma voz profética duradoura falava ao povo de Deus.
Versículos-chave:
Zacarias
1:3: "Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos
para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o
SENHOR dos Exércitos."
Zacarias 7:13: "Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos."
Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta."
Zacarias 13:9: "Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus."
Zacarias 7:13: "Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos."
Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta."
Zacarias 13:9: "Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus."
RESUMINDO...
O livro de
Zacarias ensina que a salvação pode ser obtida por todos. O último capítulo
descreve os povos de todo o mundo vindo adorar a Deus, o qual deseja que todas
as pessoas o sigam. Esta não é a doutrina do universalismo, ou seja, que todas
as pessoas serão salvas porque salvar faz parte da natureza de Deus. Em vez
disso, o livro ensina que Deus deseja que todas as pessoas o adorem e aceitem
aqueles que o fazem, independentemente de suas expressões nacionais ou
políticas, como na liberação de Judá e de Jerusalém de seus inimigos políticos.
Finalmente, Zacarias pregou que Deus é soberano sobre este mundo, apesar de
qualquer aparência do contrário. Suas visões do futuro indicam que Deus vê tudo
o que vai acontecer. As representações da intervenção de Deus no mundo ensinam
que Ele, no fim das contas, trará os eventos humanos ao fim que Ele escolher.
Ele não elimina a liberdade do indivíduo de seguir a Deus ou se rebelar, mas
mantém as pessoas responsáveis pelas escolhas que fazem. No último capítulo,
até mesmo as forças da natureza respondem ao controle de Deus.
PRENÚNCIOS
PRENÚNCIOS
Profecias
sobre Jesus Cristo e a era messiânica são abundantes em Zacarias. Desde a
promessa de que o Messias viria habitar em nosso meio (Zacarias 2:10-12, Mateus
1:23), ao simbolismo do Renovo e da Pedra (Zacarias 3:8-9, 6:12-13, Isaías
11:1; Lucas 20,17-18), à promessa de Sua Segunda Vinda, onde aqueles que o
traspassaram iriam olhar para Ele e lamentar (Zacarias 12:10, João 19:33-37),
Cristo é o tema do livro de Zacarias do início ao fim. Jesus é o Salvador de
Israel, uma fonte cujo sangue cobre os pecados de todos os que vêm a Ele para a
salvação (Zacarias 13:1; 1 João 1:7).
APLICAÇÃO PRÁTICA
APLICAÇÃO PRÁTICA
Deus deseja
adoração sincera e vida moral de nós hoje. O exemplo de Zacarias de romper com
preconceitos nacionais nos lembra que devemos alcançar todas as áreas da nossa
sociedade. Devemos estender o convite de Deus de salvação às pessoas de todas
as origens nacionais, línguas, raças e culturas. Elas precisam saber que a
salvação está disponível apenas através do sangue derramado de Jesus Cristo na
cruz, o qual morreu em nosso lugar para expiar o pecado. Entretanto, se
rejeitarmos esse sacrifício, não há um outro sacrifício pelo qual possamos ser
reconciliados com Deus. Não há outro nome debaixo do céu pelo qual importa que
sejamos salvos (Atos 4:12). Não há tempo a perder, hoje é o dia da salvação (2
Coríntios 6:2).
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