terça-feira, 30 de outubro de 2018

A P O C A L I P S E - PRIMEIRA PARTE / LAODICÉIA - CAP. 3:14-22


CAPÍTULO 2 – 3          A ERA DAS IGREJAS




VII – Igreja de Laodicéia – Cap. 3:14-22
Laodiceia (em grego:  Laodikeia em latim: Laodicea "Laodiceia do Lico" ou "Laodiceia-sobre-o-Lico"; em turco: Laodikya), foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa (Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade. Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho. A Carta à Igreja em Laodicéia 
O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos, conhecida por suas fontes de água fria, Hierápolis, conhecida por suas fontes de águas termais, e Laodicéia, conhecida por sua igreja morna, que causou enjôo no seu Senhor, Jesus Cristo.
Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (3:14-22)
A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (4:13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Apocalipse 3:14-19  “E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”.
O que Jesus Cristo Aprova? Como Jesus Cristo irá castigar as igrejas que caírem em declínio espiritual e toleram a imoralidade em seu meio? Como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento por Jesus Cristo? 
Frio, Quente e Morno 
A igreja de Laodicéia, era dita como morna, porque se assemelhava com o mundo, em comportamento e também era semelhante a sociedade ímpia ao seu redor, reconhecia o cristianismo, mas na realidade e espiritualmente se encontrava em desgraça, cega, nu, pobre, miserável de espírito e tinha sua confiança em seu poder aquisitivo e desta forma estava totalmente longe da vontade de Deus, ao ponto de acreditar que não havia erro em suas ações.  Mas Jesus revela, aconselha e adverte esta igreja para que volte a renovar a sua aliança de fé, justiça, adoração e comunhão, purificar-se de seus pecados e ungir-se para que possa ver a sua vergonha e arrependa-se. 

Apocalipse 3:20  “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. 
Jesus Diz: Se alguém ouvir a minha voz. Esse convite é para que a igreja que vive em mornidão espiritual volte a ter comunhão com Cristo e receba as bênçãos de Deus. Jesus Cristo nós amamos e por isso nos repreendemos e se necessário for, nos castiga para que possamos ver o nosso pecado, isto é, porque Ele nos ama e nos quer fazer o bem. Logo ele pede para que a igreja seja zelosa e arrependa-se, Ele se coloca a porta e bate e se alguém ouvir a sua voz, ele vai entrar e cear junto. 
Apocalipse 3:21-22 “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
O Espírito Santo ... às igrejas. Espírito Santo. Igreja é a relação que ocorre naturalmente entre aqueles que estão em comunhão com Cristo, onde a uma reunião de crentes é, portanto, um produto da obra redentora de nosso Deus. O Espírito Santo representa o senhorio atual de Cristo sobre as igrejas. O Espírito e a sua palavra são a autoridade final, onde as igrejas devem constantemente julgar suas normas de fé e conduta pelo Espírito, seguir, obedecer e serem fiéis as orientações de Cristo. 
Cristo nos revela que Ele venceu o mundo e que também podemos fazer isso, mas não vamos conseguir sozinhos precisamos estar em constante comunhão com Deus e a sua palavra para que possamos ser orientados através de seu Espírito Santo e desta forma passar pelas armadilhas e ciladas do inimigo de nossas almas. 
      

Um comentário:

  1. Continuando ainda na Primeira Parte, na sequência estaremos postando o Capítulo 4 de Apocalipse que se refere ao ARREBATAMENTO DA IGREJA. Bom estudo para todos!

    ResponderExcluir