quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A P O C A L I P S E - PRIMEIRA PARTE / SARDES - CAP. 3:1-6


CAPÍTULO 2 – 3          A ERA DAS IGREJAS



V – A igreja de Sardes
A cidade antiga de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros acima da planície, nos rochedos íngremes do vale. Era uma cidade próspera, em parte devido ao ouro encontrado no Pactolos, um ribeiro que passava pela cidade. A cidade antiga fazia parte do reino lídio. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Os lídios foram o primeiro povo antigo a cunhar regularmente moedas. Em 546 a.C., o rei lídio, Croeso, foi derrotado pelos persas (sob Ciro o Grande). Soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim, a cidade inexpugnável caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite! Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco o Grande, o líder selêucido da Síria. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais
A igreja de Sardes 
O que Jesus Cristo reprova? Como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento por Jesus Cristo? 
Olhando para a igreja de Sardes, essa aparentava que vivia muito na presença de Deus, mas no fundo estava bem distante, morta espiritualmente e havia poucos que ainda estavam firmes e na fé e fiéis ao evangelho.  Ao olhar para esta igreja talvez fosse possível ver um grande louvor e adoração, mas isso era apenas de lábios, lhes faltava a ação do Espírito Santo naquele local. Jesus Cristo ao pedir para enviar esta carta estava olhando o coração dos membros da igreja e, no entanto, não se via ali a ação do Espírito Santo e por isso os instrui a buscar o que lhes faltava.
Jesus Cristo quer verdadeiros adoradores, que o adore em espírito e verdade com o coração cheio do seu amor para que não sejamos mortos espiritualmente. 

“Estás morto” 
Apocalipse 3:1-3 “E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. 
        
Apocalipse 3:4  “Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso”.
Na igreja de Sardes o versículo quatro diz que havia algumas pessoas que não se contaminaram com o pecado, ou seja, não contaminaram as suas vestes e por isso receberão de Jesus Cristo vestes brancas e andarão com Ele; porquanto são dignas disso. E meio ao mundo cheio de pecado e coisas que podem nos fazer pecar a todo o momento temos que continuar fiéis a Deus e não abandonar os seus mandamentos e a Jesus Cristo, porque é através disto que podemos ser salvos e estar na vida eterna.

Apocalipse 3:5-6 “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.      
O Espírito diz às igrejas, aquele que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira alguma terá o seu nome riscado do livro da vida e o seu nome será confessado perante de Deus e dos seus anjos. Para isso é necessário vencer o mundo e ficar firme na fé.  

Um comentário:

  1. A seguir e dando continuidade ao tema ERA DAS IGREJAS estaremos postando a 6ª Igreja, a IGREJA DE FILADÉLFIA.

    ResponderExcluir