sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A P O C A L I P S E - PRIMEIRA PARTE / FILADÉLFIA - CAP. 3:7-13


CAPÍTULO 2 – 3          A ERA DAS IGREJAS

VI – A igreja de Filadélfia


A antiga cidade de Filadélfia, cujo nome significa “Amor Fraternal”, situada a 27 milhas a sudoeste de Sardes e a 200 metros acima do nível do Mediterrâneo, retrata perfeitamente o ambiente em que viveram aqueles que cumpriram o propósito de Deus ao erguerem unânimes as suas vozes num alto brado de alarme ao mundo inteiro e cujo viver fremia de abundante amor mútuo e transbordante por Cristo. Eles tinham “o Evangelho Eterno para proclamar aos que habitam sobre a Terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6.

Situada em uma vasta colina entre dois vales férteis, regados pelo rio Hermus, Filadélfia era uma cidade estratégica, principal rota do correio imperial de Roma para o oriente. Oferecia uma passagem natural, uma porta aberta, por isso ela é também chamada de “a porta do oriente”.

O paganismo tinha em Filadélfia o seu culto ao deus sol com seus altares e seus templos. Porém, pelos fins do primeiro século o seu estado religioso cristão era florescente. Hoje a cidade chama-se “Allah Shehr”, nome turco que significa – Cidade de Deus.

A carta dirigida à Igreja em Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) compreende o sexto período histórico de um povo, contra o qual as portas do hades jamais prevaleceram (Mateus 16:18) e depois de suportar com firmeza as intensas perseguições durante o período negro da história (538 a 1798 dC), volta ao cenário mundial para cumprir as palavras de Jesus: “E ser-Me eis testemunhas..., até os confins da Terra.” O ambiente em que este povo vivia não era dos mais favoráveis, pois em sua volta viviam aqueles que seguiam as tradições idólatras da igreja romana, com seus altares e seus templos. Mesmo diante de todas as dificuldades, os fiéis que formavam as suas fileiras, esquadrinhavam profundamente seus corações, consagravam-se diariamente a Deus e suas vidas transbordavam de paz, gozo e amor em Jesus.

Apocalipse 3:7  “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:”.
A igreja de Filadélfia era fiel, vivia de acordo com a palavra de Deus e não negava a Jesus Cristo.  Os membros desta igreja foram fieis suportando a oposição do mundo, resistindo à conformação às tendências malignas das demais igrejas e perseverado na lealdade a Cristo e na verdade do evangelho do novo testamento.  Por serem fieis e perseverantes, Deus promete livrá-los da hora da provação. 

 Apocalipse 3:8-10  “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”.
A Hora da Provação.
A promessa que foi revelada é que aos fiéis de Filadélfia, Deus promete que irá livrá-los da hora da tentação.  No livro de tessalonicenses 1:10 que foi escrito em aproximadamente 51 d.C, isto é, antes das revelações feitas no livro de apocalipse, foi relatado que Jesus vai livrar da ira futura, todos aqueles que forem fieis a Ele. 
Tempo de tribulação envolve a ira de Deus sobre os ímpios: Neste período a ira de Deus virá para os ímpios, será como que com dores insofríveis, dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.
Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
E o Senhor visitará sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e fará cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterá a soberba dos tiranos. 
Período de provação inclui a ira de Satanás sobre os fiéis: Neste período a ira de Satanás será contra todos os fiéis a Deus e aos ímpios que não aceitarem a Jesus Cristo como Salvador de suas vidas. Será terrível para esses que estarão vivendo no mundo naquele momento, porque sofrerão fome, sede, e terão muitas dores e lágrimas. Vão experimentar de um modo indireto as catástrofes naturais da guerra, da fome e da morte. Serão perseguidos, torturados e muitos sofrerão o martírio, as assolações de Satanás e das forças demoníacas, violências de homens ímpios e a perseguição por parte do Anticristo. Perderão tudo, será um grande sofrimento para quem tiver família e filhos.  Os que morrem durante este período por amor a Cristo, serão tidos com bem-aventurados porque descasarão e ficarão livres da perseguição. 
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem (Lucas 21:36). Todos os vencedores anteriores ao período da tribulação desses dias serão preservados por Deus através do arrebatamento e encontrarão o Senhor nos ares antes de Deus derramar a sua ira.  Aos crentes de hoje é necessário que estejam sempre fiéis a Cristo e a sua Palavra e em constante vigilância na oração para não serem enganados.

Apocalipse 3:11-13 “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. 
Jesus Cristo diz: Eis Que Venho Sem Demora. Como lemos anteriormente o livramento dos fiéis da hora da provação e da tribulação será por meio do arrebatamento com a vinda de Jesus Cristo e que este momento é reservado apenas para aqueles que permanecem fiéis em Cristo e na sua Palavra. Todos os crentes fiéis serão considerados vencedores e cada vencedor, Cristo os farás como coluna no templo de Deus, e de lá nunca sairá, cada um terá escrito o nome de Deus e da cidade de Deus que é a nova Jerusalém a cidade santa que vêm do céu e também receberá um novo nome onde somente quem o recebe o saberá. 


Um comentário:

  1. Dando prosseguimento a este estudo, a próxima postagem será referente a última Igreja do Apocalipse, A IGREJA DE LAODICÉIA.

    ResponderExcluir