sábado, 20 de outubro de 2018

A P O C A L I P S E - PRIMEIRA PARTE / ESMIRNA - CAP. 2:8-11

CAPITULOS 2 - 3               A ERA DAS IGREJAS


II - A igreja de Esmirna – Cap. 2:8-11

Esmirna é uma das cidades mais antigas do mundo. Atualmente é chamada Izmir, e é a terceira maior cidade da Turquia. Fica ao norte de Éfeso, numa linha da baía do Mar Egeu, Grécia. O Período relacionado à igreja de Esmira vai do ano 100 d.C ao ano 313 d.C.
A palavra esmirna significa “mirra”, “perfume” ou “cheiro suave”. Compreendemos que a igreja, no segundo período de sua história, seria esmagada por perseguições de seus adversários; porém, na opressão, liberaria o suave perfume da fidelidade e do amor a Jesus.
Primeiramente, João ao escrever esta segunda carta para a igreja de Esmirna ele foi orientado pelo anjo a testificar que tudo o que está sendo escrito nesta carta é mais pura verdade vinda do trono de Deus através do Messias o Cordeiro de Deus como podemos ler: “Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”.
Quais são as revelações do Cordeiro de Deus  escritas nesta segunda carta que foi direcionada para a igreja de Esmirna? 
·        Deus conhece as nossas obras, ou seja, tudo o que fazemos;
·        Sabe de nossas tribulações, mas mesmo assim por muitas vezes Ele nos deixa passar por elas para provar a nossa fé e caráter;
·        Sabe a nossa pobreza e necessidades, mas conhece bem a nossa vida e até mesmo o mais profundo das intenções de nossos corações;
·        Sabe quando somos fieis ou não a Ele, pois conhece bem o nosso viver e com quem andamos;
·        Orienta a não temer todo o mal que possa sobrevir em nossas vidas, seja ele através de tribulações, tentações e prisões, porque somos mais que vencedores em Cristo Jesus e tudo isso logo acabará;
·        Todo o que sair vencedor das tribulações, tentações e prisões da vida, será coroado com a coroa da vida.
Logo a segunda carta à igreja de Esmirna, serve de orientação para todos nós que vivemos neste presente dia e mesmo quando naquele momento a segunda carta foi enviada para a igreja de Esmirna informando aquele povo que eles passariam por diversas dificuldades, Deus com seu imenso amor orientou a todos daquela igreja a perseverem até o fim, por dez dias, e mesmo que eles fossem mortos, tudo aquilo não seria em vão, mas seria recompensado por Deus com a coroa da vida.

Apocalipse 2:8: “Ao anjo da igreja de Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, o que foi morto e reviveu.”
Jesus faz menção sobre Ele mesmo como sendo o autor das mensagens que Seu apóstolo João escreveu.


Apocalipse 2:9: “Conheço a tua tribulação e a tua pobreza, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são sinagoga de Satanás.”
“Eu sei as tuas obras”, é a frase de Cristo em cada uma das sete cartas, antes de referir-Se à condição da igreja em cada período. Por si só, essa frase constitui uma denúncia ou um elogio às obras de cada cristão. É muito importante que cada cristão medite nessa frase dirigida à Igreja e analise sua condição espiritual.
A pobreza que enriquece – Jesus diz à igreja que sabia de sua pobreza material, mas que ela era rica, pois tinha muita fé.
Falsos judeus – A acusação de Cristo de que na igreja de Esmirna havia falsos judeus, equivale a dizer que havia nela falsos cristãos. Afirmou Jesus que esses pertenciam à “sinagoga de Satanás”.

Apocalipse 2:10: “Não temas as coisas que estás para sofrer. Escutai: o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, a dar-te-ei a coroa da vida.”
Sabemos que nas profecias das Sagradas Escrituras um dia equivale a um ano. Em vez de dias literais, temos aqui dez anos proféticos de perseguição contra a igreja do período de Esmirna. Essa perseguição sem trégua durou dez anos (de 303 a 313), durante o governo do imperador Diocleciano. Foi a maior perseguição que a igreja cristã recebeu durante o domínio da Roma pagã, o Imperador não queria apenas matar todos os cristãos, mas acabar com o Cristianismo na face da Terra.

Apocalipse 2:11: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte.” 
Primeiramente antes de começar a explicar o que significa da segunda morte, é importe explicar o que morte?  Pela primeira vez no Apocalipse é feita menção à segunda morte. Só o cristão vencedor não passará pela experiência da segunda morte. Mas o que é a segunda morte?
Para iniciar, morte ou morrer é uma das únicas certezas que qualquer ser humano tem na vida, por outro lado o que significa especificamente para a palavra morte: “Óbito ou falecimento; cessação completa da vida, da existência; Extinção; falta de existência ou ausência definitiva de alguma coisa: morte de uma espécie; morte da esperança; morte de uma planta”.
Bem já sabemos a definição de “Morte” no sentido humano, podemos comparar este significado com o que Jesus Cristo fez, onde mesmo Ele sendo Filho de Deus humilhou-se a sim mesmo e além de obediente ao Pai, Ele também foi obediente à morte e morreu na cruz.
Pela primeira vez no Apocalipse é feita menção à segunda morte. Só o cristão vencedor não passará pela experiência da segunda morte. Mas o que é a segunda morte?
Podemos ver claramente que há dois sentidos da palavra morte:  1- como lugar; 2- como fim da vida ou da carne.  Todas as pessoas que seguem os prazeres da carne neste mundo estão direcionando as vossas almas para morte, isso porque estão vivendo uma vida de pecado. Por outro lado, aqueles que estão direcionando as suas vidas para o Espírito de Jesus estão garantindo a vida e a paz eterna para vossas almas, porque no dia do juízo final as nossas vidas serão pesadas e teremos nossas almas direcionadas ou para a morte e o inferno ou para a vida eterna com Deus, seu Filho Jesus e os seus anjos no céu na nova morada eterna.
Logo podemos concluir que a segunda morte é lugar onde a morte e o inferno, serão lançados eternamente, e isso também é valido para a alma daqueles que não creram que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Hoje temos um corpo e este corpo pode ser composto pelo o Espírito de Deus habita em nós, da nossa carne que foi formada pelo pó e a nossa alma, sendo assim quando morremos podemos dizer então que: Espírito de Deus voltará para Ele, o nosso corpo ao pó voltará e a nossa alma é que será salva e viverá eternamente.
Nós nascemos e morremos para o louvor, honra e glória ao Deus-Todo-Poderoso e não há um sentido melhor do que esse, de saber que a nossa alma terá um lugar reservado no céu junto ao trono de Deus, se pelo mesmo crermos que Jesus é o Filho de Deus e que precisamos ter uma vida guiada por seus mandamentos e decretos.

Um comentário:

  1. Dando prosseguimento ao tema "A ERA DAS IGREJAS", estaremos postando sobre a IGREJA DE PÉRGAMO.

    ResponderExcluir