sábado, 30 de maio de 2015

J O S U É

O     L I V R O    D E    J O S U É




O Livro de Josué relata acontecimentos situados no séc. XIII a.C.: a conquista e partilha de Canaã, a Terra Prometida, pelas Tribos de Israel. À primeira vista, o livro apresenta a tomada global da Terra, feita por uma geração, mas a conquista foi de um modo longo e lento, ora pacífico e ora violento que terminou dois séculos mais tarde, com o Rei Daví. O conteúdo deste livro pode ser dividido em três partes: na primeira (Js. 1-12) temos a Conquista, a segunda parte apresenta a Partilha da Terra entre as Tribos e a terceira parte Js. 23 e 24 apresenta O fim da Vida de Josué que conclui com o retorno das tribos transjordânicas para seus territórios (Js.22), o último discurso de Josué (Js.23) e Aliança em Siquém e morte de Josué (Js 24). O personagem principal desse livro é a terra Prometida, Deus realizou sua promessa feita aos patriarcas e renovada aos seus descendentes. O povo foi libertado da escravidão do Egito para ser livre e próspero na Terra que Deus lhes deu (Exodo 3.7-8). Deus concede o dom, porém não suprime a liberdade e a iniciativa do homem, pelo contrário, supõe e exige que o homem busque e conquiste o Dom de Deus. A TERRA PROMETIDA TEM QUE SER CONQUISTADA

O livro de Josué narra a entrada do Povo de Israel em Canãa, a Terra Prometida por Deus ao seu povo escolhido. Aí estava a ordem de Deus: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado”. Josué 1.3
Para guardarmos todo o conteúdo deste livro podemos dividi-lo em uma série de palavras que começam com a letra “P”, para melhor facilidade neste estudo: PREPARAÇÃO, PASSAGEM, PRÉLIOS, PARTILHA E PACTOS.

PREPARAÇÃO – Cap. 1 e 2 – Trata-se da preparação do Líder Josué e do Povo de Israel na passagem do Rio Jordão e a consequente entrada na Terra Prometida, partindo do Monte Nebo rumo a Canaã e do envio dos espias à Terra Santa secretamente por Josué.

PASSAGEM – Cap. 3 ao 5 – Narra a passagem do povo pelo Rio Jordão em terra seca de onde tiraram 12 pedras, cada uma relativa a uma das tribos de Israel. Foi um marco histórico de Israel em que os que carregavam a Arca ficavam no meio cercado do povo ao seu redor.



PRÉLIOS – Cap. 6 ao 12 – Narram as batalhas travadas primeiro na cidade de Jericó (6.20), onde suas frondosas muralhas foram derrubadas, após o cerco de vários dias. Depois a conquista de outras cidades e reinos, como a batalha contra a cidade de Ai, que ocasionou em uma derrota por causa do pecado de Açã, o qual sentiu-se seduzido por uma capa babilônica, roubando-a. Isto ocasionou a derrota dessa batalha e o povo todo teve que se organizar e por meio de uma emboscada conseguiram conquistar a cidade. Em seguida surge o incidente com os Gabaonitas, que se fingiram ter vindo de longe, trazendo coisas velhas e roupas rasgadas, fazendo com que Josué fizesse um pacto de não os destruís, desobedecendo a ordem expressa de Deus de que o povo teria que destruir a todos. Depois de descoberta a mentira, como castigo, Josué os reduziu a rachadores de lenha e pagadores de água.                                                   
No capítulo 10 vemos relatos das lutas do Sul, o episódio em que Josué fez o sol parar por quase um dia inteiro. No capítulo 11 as lutas do Norte que provavelmente que confirmaram mais tarde, pois os textos nos faz supor tribos que já viviam na região. O relato dessa conquista termina em (Js.11.23)”E a terra ficou em paz, sem guerra” . Josué tomando posições estratégicas fez o ataque pelo centro e não havia ninguém que resistisse suas tropas. Os avanços pelo Sul, faz referência à conquista de Jerusalém de Hebron, e de outros lugares nos quais habitavam os Cananeus, os Amorreus, os Perezeus, os Gebuzeus, Heteus, e outros povos.  



PARTILHA – Cap. 13 ao 22 – Se refere a partilha ou repartição das Tribos de Israel. Percebe-se que a Tribo de Manassés aparece nos dois lados do Jordão. Parece que Manassés foi protegido. O importante não é o tamanho, mas sim a melhor terra, critério este no qual as porções das terras foram divididas por um critério proporcional de tamanho e valor. Temos também a descrição das fronteiras e somente a Tribo de Leví, não recebeu terras pois sua missão era religiosa, e não teriam tempo de cuidar da agricultura, e nem da criação, “aquele que cuida do altar, do altar deve viver”. A tribo de Leví recebeu somente 40 cidades e destas, seis eram consideradas cidades de refúgio, que foram designadas para coabitar as pessoas perseguidas injustamente, que ficavam ali até o estabelecimento de um juízo mais justo.


  
PACTO – Cap. 23 e24 -  Tratava-se da renovação do Pacto, da Aliança de Deus com seu Povo, Este fato sempre aconteceu desde o início. Deus já havia feito com Adão, com Noé, com Abraão, com Isaac e Jacó. No entanto Josué conhecia naturalmente todas as promessas confirmadas por Moisés e depois de ter conquistado a Terra de Canaã e de a ter distribuído ao seu povo, entende que é útil renovar o pacto, e então manda erguer o Altar de testemunho, e faz uma convocação ao povo.

“ESCOLHEI HOJE A QUEM HAVEIS DE SERVIR”. Josué 24.15, 27
O Livro de Josué constitui, portanto, um inseparável tratado sobre a graça de Deus, que é a base da vida e da história. A graça não é dom paternalista de Deus, deixando o homem passivo. Ela é o dom que Deus faz das possibilidades já contidas na estrutura de toda criação, e principalmente da pessoa humana. Sem a atitude livre e responsável que procura descobrir, tomar posse e endereçar as possibilidades, o homem jamais encontrará a graça.

A VIDA É O DOM DE DEUS QUE O HOMEM DEVE DESCOBRIR E CONQUISTAR

Um comentário:

  1. Serão elaborado estudos voltados às difíceis interpretações, como o episódio em que "o sol parou" influenciando na contagem dos anos em nosso calendário, assim também outros assuntos do Livro de Josué.

    ResponderExcluir