segunda-feira, 1 de junho de 2015

J U Í Z E S

O    L I V R O    J U Í Z E S



O Livro de Juízes relata fatos situados entre 1200 e 1020 a.C, descrevendo a continuação da conquista da Terra e a vida das Tribos até o início da Monarquia. Trata-se de um tempo de “democracia tribal” (Jz. 17.6, 21, 25) e cheio de dificuldades. As Tribos são governadas por chefes que tem um cargo vitalício (Juízes Menores); nos momentos de dificuldades surgem chefes carismáticos (Juízes Maiores), que unem a lideram as Tribos na luta contra os inimigos.
Infelizmente o Povo de Israel não pisou com a “planta dos seus pés”, em toda porção da Terra Prometida por Deus. De maneira que ficaram ainda por ser dominados por alguns povos que vieram e se constituírem inimigos de Israel.
Deus prometera que o Povo de Israel poderia dominar desde o Egito até o Eufrates, mas isto não aconteceu. Não há notícia de ter Israel dominado do Egito ao Eufrates. Deus fizera a promessa, mas estabelecera a condição, “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé”. A medida que o povo recusou a avançar, então perdeu a chance de conquistar.

Mas ao mesmo tempo que Deus responsabiliza o Povo de Israel por suas deficiências, por outro lado, Ele usa a própria deficiência do povo para um plano Seu, Deus usa a deficiência do povo para provar a Israel. Jz. 3.1-2. Algumas nações ficaram e provaram a Israel por meio das influencias religiosas, nos cultos aos deuses estranhos, na idolatria, na contaminação com o pecado, etc.... Muitas vezes nações inimigas conseguiram dominar Israel, não somente nas tentações religiosas, mas também através dos inimigos políticos, onde levou os israelitas a uma série de escravidão, fomes e desgraças. Neste livro é narrado muitos sofrimentos do Povo de Israel por parte dos povos vizinhos e ao mesmo tempo uma série de reações contra estes inimigos, graças à liderança dos Juízes que foram constituídos.



O Livro de Juízes descreve tal época como contínua opressão e reação, narra uma época em que outros povos dominaram a Israel e com a intervenção dos Juízes a reação se fez. O Povo de Israel clamava a Deus por um Salvador.  O primeiro Juiz de Israel foi Otoniel, um valente irmão caçula de Calebe, Jz. 3.9, que derrotou vários reis e Israel viveu em paz durante 40 anos.
Após este período os israelitas voltaram a fazer o que era mau aos olhos do senhor, e Deus os entregou na mão de Eglon, rei de Moab, o qual se aliou aos Amonitas e Amalequitas que marcharam contra Israel derrotando-os ficando escravos durante 18 anos. Israel voltou a clamar ao senhor e Deus enviou Eude, Benjaminita, homem canhoto que venceu Eglon matando-o a traição.
 Após o período de Eude, a Bíblia relata Debora, uma profetiza que era procurada por suas sábias respostas que continha uma força moral excepcional, e que encantava aos poderosos daquele tempo. Jz. 4.6-9. Israel voltara a fazer o que era mal aos olhos do Senhor e Deus os entregou a Jabin, rei de Canaã
 Depois temos a história de Gideão, que com apenas 300 homens destruiu os Midianitas, depois que os Israelitas estiveram por 7 anos seu domínio, Jz. 7.16.
Depois de um tempo os Amonitas declararam guerra a Israel e o povo pede ajuda a Jefte. Então Jefte pede ao Senhor que o faça vencedor e em troca sacrificaria a Ele a primeira pessoa que encontrasse ao receber na porta de sua casa. Há uma informação de que ele fez um voto precipitado, e depois de ter ganho a batalha sacrificou sua própria filha. Jz. 11.34-35. Trata-se de uma decadência espiritual, época em que o Povo de Israel se deixou influenciar por cultos pagãos. Depois disso outros Juízes surgiram em Israel, mas suas histórias não foram narradas na bíblia. Costuma-se distinguir os juízes entre maiores e menores, de acordo com o tamanho da notícia que se tem deles e seguindo esse critério, os Juízes maiores são: Otoniel, Eude, Débora e Barac, Gideão, Jefté e Sansão. Os menores são: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon, Abdon. È difícil destinguir a função própria de cada um. Como Juízes a função desses Juízes maiores era defender o sistema tribal em situações de emergência e os Juízes menores , ao que parece, eram chefes regulares de tribos, e sua função era principalmente administrar a justiça.
Já a biografia de Sansão é muito conhecida. Sansão foi traído, foi preso, e feito escravo e no final de seus dias se arrepende de ter usado erradamente o poder de Deus. Sansão se reconcilia com Deus e pede a morte, levando consigo a maioria dos Filisteus a morrerem juntos. Jz.16.28-27.

A parte final do Livro de Juízes é um apêndice sobre a decadência de Israel, onde por não haver um líder, cada qual fazia o que bem aos seus olhos. Jz. 19.1, 20.27, 21.24-25.  O povo estava sem a devida orientação. A Arca do Conserto ficara à margem e os próprios levitas encarregados de cuidarem do templo estavam sendo influenciados por maus costumes.
Foi necessária uma reação, e o grande vulto que vai aparecer é o último dos Juízes, Samuel. E Samuel vem a concorrer, para a libertação de Israel, num sentido mais nobre. A LIBERTAÇÃO ESPIRITUAL



A chave desse Livro é apresentada em Jz. 2.6, 3.6, e reaparece várias vezes no texto e é preciso levar à frente a memória ativa ou consciência histórica, adquirida através da resistência e da luta. A geração que luta mante viva essa consciência. A nova geração quebra essa memória e ameaça voltar atrás. O resultado é um conflito na história, entre a fidelidade a Deus e seu projeto, e o culto aos ídolos, que corrompe a sociedade.
Jz. 2.11-16 apresenta a dinâmica que marca o destino histórico de um povo:
PECADO – Alienação da consciência histórica: O povo abandona Deus, o Senhor que produz liberdade e vida, para servir aos ídolos que corrompem, produzindo um sistema social injusto.
CASTIGO – Perda da liberdade e da vida: Servindo aos ídolos da escravidão e da morte, o povo alienado perde a liberdade e a vida que tinham sido duramente conquistadas.
CONVERSÃO – Volta à consciência histórica: No extremo limite do sofrimento, o povo volta à consciência histórica e clama a Deus.
GRAÇA – Libertação: Deus responde ao clamor, fazendo surgir lideres (Juizes) que organizam o povo e o ajudam a reconquistar a liberdade e a vida.

Um comentário:

  1. Posteriormente serão postados os textos de difícil interpretação descritos neste livro para um melhor conhecimento da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir