sábado, 11 de março de 2017

U M SÓ EVANGELHO

OS EVANGELHOS SINÓTICOS – UM SÓ LIVRO

O EVANGELHO É UM SÓ, O ALEGRE ANÚNCIO
Em realidade, o Evangelho é um só, o alegre anúncio. Como esse alegre anúncio foi feito por diversas pessoas, para cada uma dessas pessoas torna-se um Evangelho, que reunidos formam os Evangelhos. Entre eles, há alguns que se assemelham (Mateus, Marcos e Lucas) e, por isso, são chamados de sinóticos (do grego sýn, "junto" e opsis, "visão"). O Evangelho de João não segue o padrão desses três. Isto permite que as concordâncias dos três evangelistas sejam impressas em forma de synopsis (sinopse).

SEMELHANÇA DE CONTEÚDO
À diferença de João, os três sinóticos dispõem o currículo da vida pública de Jesus segundo uma esquema muito simples, assim concebido: após o seu batismo, o jejum de quarenta dias e as tentações no deserto, Cristo prega na Galiléia, tendo como centro missionário a cidade de Cafarnaum; decorrido quase um ano de ministério, o Senhor desce à Judéia, passando em Jerusalém a sua última semana, no qual padeceu, morreu e ressuscitou (O Divino Mestre teria pregado durante um ano apenas, conforme os sinóticos)

ALGUMAS ESTATÍSTICAS
O Evangelho de Mateus consta de 1.070 versículos aproximadamente, dos quais 330 lhe são próprios, 170 comuns com Marcos apenas, 230 comuns com Lucas somente e 340 comuns com Marcos e Lucas. Marcos escreveu 667 versículos, dos quais 68 lhe são próprios. Lucas, perto de 1.151 versículos, dos quais 541 são característicos de seu livro.
Conclui-se:
a) Mateus tem como propriedade sua cerca de uma terça parte do respectivo Evangelho; Marcos cerca de um décimo, Lucas aproximadamente metade.
b) dividindo-se o conteúdo dos três sinóticos em seções, verifica-se que Mateus tem de próprio 42% desse material; Marcos, 7% e Lucas, 59%. (Bettencourt, 1960)

A CONTRIBUIÇÃO DO ESPÍRITO EMMANUEL
"As peças nas narrações evangélicas identificam-se naturalmente, entre si, como partes indispensáveis de um todo, mas somos compelidos a observar que, se Mateus, Marcos e Lucas receberam a tarefa de apresentar, nos textos sagrados, o Pastor de Israel na sua feição sublime, a João coube a tarefa de revelar o Cristo Divino, na sua sagrada missão universalista". (Xavier, 1977, pergunta 284)


CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DOS EVANGELHOS

TEORIA DAS DUAS FONTES
Houve uma tradição oral, sendo a sua transcrição redigida de acordo com o modo de cada evangelista. Estes parecem ultrapassar as possibilidades da memória. Impõe-se admitir a tradição escrita, que melhor explique a mencionada afinidade. Cada um dos evangelistas deve ter haurido dessa documentação escrita o respectivo material. Por isso a interdependência direta dos sinóticos.
A teoria das duas fontes é devida à: 1) um compêndio dos feitos de Jesus, que seria a forma primitiva do Evangelho de Marcos; 2) uma coletânea de frases e sermões de Cristo atribuída a Mateus. (Bettencourt, 1960)

DISPOSIÇÃO DAS SEÇÕES
Existem pequenos blocos literários já forjados anteriormente à redação dos Evangelhos e inseridos como tais sem desmembramento, nas narrativas dos três sinóticos. Verifica-se que os mesmos fatos são, por vezes, narrados com as mesmas palavras nos três sinóticos.

EXEMPLOS
a) Na oração do "Pai Nosso", há 7 petições em Mateus; em Lucas, 5.
"Pai nosso que estais no céu,
"Pai,
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino
Santificado seja o vosso nome,
Venha a nós o vosso reino
Seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu

O pão que nosso é necessário, nos daí hoje
O pão nosso de cada dia nos daí hoje
Perdoai-nos as nossas dívidas assim como
Nós perdoamos os nossos devedores
Perdoai-nos os nossos pecados, pois nós
Mesmos perdoamos a quem nos deve
E não nos deixeis cair em tentação
E não nos deixeis cair em tentação".
Mas livrai-nos do mal (ou do Maligno)"

b) Mateus fala em 8 bem-aventuranças; Lucas em quatro. (Bettencourt, 1960)


CONCLUSÃO

Procuramos fazer uma síntese dos quatro Evangelhos. Resta-nos, por fim dizer, que um estudo mais aprofundado de cada um deles propiciar-nos-á um melhor conhecimento do ministério de Cristo.

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