E V A N G E L
H O S E G U N D O J O Ã O
ORIGEM:
O Evangelho
segundo João é o quarto e último evangelho da Bíblia, após
o Evangelho de Lucas e antes do livro de Atos dos Apóstolos.
Sua autoria
é tradicionalmente atribuída a João, o "discípulo amado", irmão
de Tiago, e foi escrito entre os anos 95 e 100.
Cronologicamente, foi o último a ser escrito.
A maior
parte dos seus relatos é inédita em relação aos outros três evangelhos, o que
sugere que o autor tivesse conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu
livro. Mais da metade desse evangelho é dedicado a eventos da vida
de Jesus Cristo e a suas palavras durante seus últimos dias. O
propósito de João foi inspirar nos leitores a fé em Jesus Cristo como
o Filho de Deus. João também dá ênfase à total dependência humana em
relação a Deus para a salvação e afirma que a mesma só é possível
para quem crer em Jesus como o Filho unigênito de Deus (cf. João 3:18).
ESTRUTURA E CONTEÚDO
O evangelho
segundo São João é dividido em 21 capítulos, sendo cada capítulo dividido
em versículos. Para facilitar a leitura, na Bíblia de Jerusalém houve
acréscimo de intertítulos, conforme segue:
O EVANGELHO
Prólogo (início
do capítulo 1)
O ministério
de Jesus
1. O anúncio
da nova economia
A - A semana
inaugural
O testemunho
de João
[...ele vê
Jesus aproximar-se dele e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou diante de
mim, porque existia antes de mim. Eu não o conhecia, mas, para que fosse manifestado
a Israel, vim batizar com água". João 1,29-31
Os primeiros
discípulos
As bodas de
Caná (início do capítulo 2)
B - A primeira Páscoa
A
purificação do Templo
Estada
em Jerusalém
O encontro
com Nicodemos (início do capítulo 3)
Ministério
de Jesus na Judeia. Último testemunho de João.
Jesus entre
os samaritanos (início do capítulo 4)
Jesus
na Galileia
Segundo
sinal em Caná: cura do filho de funcionário real
2. Segunda
festa em Jerusalém (primeira oposição à revelação)
Cura de um
enfermo na piscina de Betesda (início do capítulo 5)
Discurso
sobre a obra do Filho
3. A Páscoa do pão
da vida (nova oposição à revelação)
A
multiplicação dos pães (início do capítulo 6)
Jesus vem ao
encontro de seus discípulos, caminhando sobre o mar
Discurso na sinagoga de Cafarnaum
A confissão
de Pedro
4. A Festa das
Tendas (a grande revelação messiânica, a grande rejeição)
Jesus sobe a
Jerusalém para a festa e ensina (início do capítulo 7)
Discussões
do povo sobre a origem de Cristo
Jesus
anuncia a sua próxima partida
A promessa
da água viva
Novas
discussões sobre a origem de Cristo
A mulher
adúltera (início do capítulo 8)
Jesus, luz
do mundo
Discussão
sobre o testemunho que Jesus dá de si mesmo
Jesus e
Abraão
Cura de um
cego de nascença (início do capítulo 9)
Bom pastor
(início do capítulo 10)
5. A festa da
dedicação (a decisão de matar Jesus)
Jesus se
declara Filho de Deus
Jesus se
retira de novo para o outro lado do Jordão
Ressurreição
de Lázaro (início do capítulo 11)
Os
chefes judeus sentenciam a morte de Jesus
6. Fim do ministério
público e preliminares da última Páscoa
A
aproximação da Páscoa
A unção
de Betânia (início do capítulo 12)
Entrada
messiânica de Jesus em Jerusalém
Jesus
anuncia a sua glorificação através da morte
Conclusão: a
incredulidade dos judeus
A HORA DE JESUS – A PÁSCOA DO
CORDEIRO DE DEUS
1. A última ceia de
Jesus com seus discípulos
O lava-pés
(início do capítulo 13)
O anúncio da
traição de Judas
A despedida
(início do capítulo 14)
A verdadeira
videira (início do capítulo 15)
Os discípulos
e o mundo (início do capítulo 16)
A vinda
do Paráclito
Anúncio de
um breve retorno
A oração de
Jesus (início do capítulo 17)
2. A Paixão
A prisão de
Jesus (início do capítulo 18)
Jesus diante
de Anás e Caifás. Negações de Pedro.
Jesus diante
de Pilatos (início do capítulo 19)
A condenação
à morte
A crucifixão
A partilha
das vestes
Jesus e sua
mãe
A morte de
Jesus
O golpe de
lança
O
sepultamento
3. O dia da
Ressurreição
O sepulcro
encontrado vazio (início do capítulo 20)
"Jesus
fez ainda, diante de seus discípulos, muitos outros sinais, que não se acham
escritos neste livro. Esses, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o
Cristo, Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João
20:30-31.
Aparição a
Maria Madalena
Aparição aos
discípulos
CONCLUSÃO
EPÍLOGO
Aparição à
margem do lago de Tiberíades (início do capítulo 21)
"Há,
porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse
escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem."
João 21:25.
PAPIROLOGIA
A influência
da papirologia sobre os estudos do Velho e o Novo
Testamento foi fenomenal. A maioria dos papiros encontrados data
dos primeiros 300 anos da Era Cristã. Sendo assim, é possível estabelecer
um estudo da gramática desse período. Com base nos argumentos da gramática
histórica, a composição dos livros do Novo Testamento é datada do primeiro
século da nossa era.
O Papiro P52, fragmento do Evangelho
Segundo João, encontrado no Egito em 1920 por C. H. Roberts
pode ser paleograficamente datado de 125 d.C.. Decorrido um
certo tempo para o livro entrar em circulação, deve-se atribuir ao quarto
Evangelho uma data próxima do fim do primeiro século - isto também está em
conformidade com a tradição cristã conservadora. Manuscrito: Papiro
P52
O Papiro
Rylands é o fragmento mais antigo do manuscrito do Evangelho de João, datando
aproximadamente do ano 125 d.C..
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