domingo, 12 de novembro de 2017

1ª E P Í S T O L A A O S T E S S A L O N I C E N S E S

1ª EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES

I Tessalonicenses - é como é conhecida a primeira epístola que o apóstolo Paulo redigiu aos habitantes de Tessalônica. Ela foi talvez a segunda epístola escrita pelo apóstolo (Gálatas seria a primeira).

Autor: 
1 Tessalonicenses 1:1 indica que o livro de 1 Tessalonicenses foi escrito pelo apóstolo Paulo, provavelmente junto com Silas e Timóteo.

Quando foi escrito: 
O livro de 1 Tessalonicenses foi escrito em cerca de 50 dC.

Propósito:
 Na igreja de Tessalônica havia alguns mal-entendidos sobre o retorno de Cristo. Paulo desejava esclarecê-los em sua carta. Ele também a escreve como uma instrução a uma vida santa.

Versículos-chave: 
1 Tessalonicenses 3:5: “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor.”

1 Tessalonicenses 3:7: “...sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação...”

1 Tessalonicenses 4:14-17: "Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor."

1 Tessalonicenses 5:16-18: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Resumo: 
Os três primeiros capítulos são sobre Paulo desejando visitar a igreja de Tessalônica mas não podendo porque Satanás os impediu (1 Tessalonicenses 2:18), e sobre como Paulo se preocupava com eles e se animava em escutar como tinham estado. Paulo então ora por eles (1 Tessalonicenses 3:11-13). No capítulo 4, Paulo está instruindo os crentes em Tessalônica sobre como viver uma vida santa em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 4:1-12). Paulo prossegue a instruí-los sobre um equívoco que eles tinham. Ele diz que as pessoas que morreram em Cristo Jesus também vão ao céu quando Ele voltar (1 Tessalonicenses 4:13-18, 5:1-11). O livro termina com instruções finais de viver a vida cristã.

Conexões: 
Paulo relembra os tessalonicenses de que a perseguição que estavam recebendo de seus "concidadãos" (2:15), os judeus que rejeitaram o Messias, é a mesma que os profetas do Antigo Testamento sofreram (Jeremias 2:30, Mateus 23:31 ). Jesus advertiu que os verdadeiros profetas de Deus sempre receberiam a oposição dos injustos (Lucas 11:49). Em Colossenses, Paulo recorda-lhes dessa verdade.

Aplicação Prática: 
Este livro pode ser aplicado a muitas situações da vida. Ele nos dá a confiança de que, como cristãos, quer estejamos vivos ou mortos quando Cristo voltar, estaremos juntos com Ele (1 Tessalonicenses 4:13-18). Assegura-nos também, como cristãos, que não receberemos a ira de Deus (1 Tessalonicenses 5:8-9). Esse livro também fornece lições sobre como andar a vida cristã diariamente (1 Tessalonicenses 4-5).

IGREJA DE TESSALÔNICA
Na segunda viagem missionária, Paulo de Tarso pregou na sinagoga desta cidade - o templo principal dos judeus daquela região da macedônia - lançando as fundações de uma das mais marcantes igrejas da época (a que se destina esta epístola). Alguma animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levaram-no a fugir para Bereia.
Paulo, Silas e Timóteo chegam pela primeira vez a Tessalônica, após passar por Filipos e esvaziar as sinagogas com suas pregações, ele então é acusado de traição a César e obrigado a fugir estando em Corinto, Paulo recebe ótimas notícias sobre a fé esperança, amor e perseverança dos irmãos de Tessalônica, mesmo em meio às perseguições sofridas.
Paulo expressa nesta Epístola como um sentimento para com seus filhos na fé, sua emoção é notada em cada linha desta carta. Ele os encoraja a permanecer em sua fé e no crescente amor mútuo e a se alegrar dando sempre graças a Deus. Essa igreja, no entanto, ainda era muito jovem e tinha uma quantidade de problemas. Paulo não conseguiu terminar os ensinamentos do evangelho devido ao curto tempo que lá esteve, e diversos problemas surgiram após sua partida, alguns acusavam Paulo de se auto promover e de pensar em dinheiro.

Conteúdo
I Tessalonicenses é composta de cinco capítulos.
No capítulo 1, Paulo agradece a fidelidade da igreja ao Senhor, dizendo que eles são fiéis a Cristo e imitadores Dele.
No capítulo 2, Paulo lembra aos irmãos de como se portou durante sua estada em Tessalônica, exercendo seu ministério sem más intenções (v. 1-12), havendo eles então aceitado a Palavra de Deus e padecido na mão dos judeus (v. 13-16). Paulo comunica sua vontade de ir visitar a igreja tessalônica (v. 17-20).
No capítulo 3, Paulo fala a respeito do envio de Timóteo a Tessalônica (v. 1-5) e de seu retorno ao apóstolo (v. 6-10) e pede que continuem tendo amor cristão uns pelos outros (v. 12) para que permaneçam irrepreensíveis diante do Pai (v. 13).
No capítulo 4, Paulo lembra à Igreja que deve andar de maneira que agrade a Deus, que cada um busque santificar-se cada dia mais. Que os irmãos permaneçam se afastando da prostituição, pois Deus requer um povo santo e que Ele despreza a imundícia. Paulo também fala a respeito dos que dormem em Cristo, para que creiam na ressurreição, dos que morreram em Cristo, quando Jesus voltar nos altos céus para buscar a sua Igreja. Fala a respeito do retorno de Cristo para buscar a sua igreja.

No capítulo 5, Paulo fala a respeito de como será a vinda de Cristo: ele compara que a sua vinda será como o ladrão à noite (v. 2), que, portanto, devemos sempre estar alerta e nos comportarmos como Cristo requer de sua igreja. Que o povo deve continuar em constante oração (v. 17), dando graças ao Senhor em todas as coisas (v. 18), não reprimindo o Espírito Santo (v. 19), não desprezando as profecias (v. 20), examinando todas as coisas e guardando somente o bem (v. 21), e afastando-se de tudo que aparentar ser mal (v. 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário