O L I V R O
D E O S E I A S
O Livro
de Oseias (FO 1943: Oséias) é um dos livros
proféticos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois
do Livro de Daniel e antes do Livro de Joel. Possui 14
capítulos.
O
profeta Oséias exerceu sua atividade no Reino de Israel
Setentrional, entre o final do reinado de Jeroboão II e a queda
de Samaria (750-722 AC). Este foi um período sombrio para Israel:
conquistas assírias entre 734 e 732 AC, quatro reis assassinados,
corrupção religiosa e moral.
A pregação de
Oséias tem como ponto de partida uma experiência pessoal tão profunda, que se
tornou para ele um símbolo (caps. 1 e 3). Ele amava de todo coração a sua
esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes. Esse amor não
correspondido ultrapassou o nível de frustração pessoal para ser uma enorme
força de anúncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus, sempre fiel e
cheio de amor, e seu povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos
ídolos.
Oséias passa,
então, a denunciar todo tipo de idolatria, que ele chama de prostituição. Essa
comparação será, a partir de então, uma constante nos escritos bíblicos. Tais
prostituições, segundo Oséias, não consistem somente em adorar imagens de
ídolos, mas inclusive em fazer alianças políticas com potências estrangeiras
que provocam dependência, exploração econômica e opressão (7:8-12; 8:9-10).
Prostituições são também os golpes de Estado que preservam interesses de uma
pequena minoria (7:3-7), a confiança no poder militar e nas riquezas (8:14;
12:9) e todo tipo de injustiças (4:1-2; 6:8-9; 10:12-13).
Oséias repreende
principalmente as classes dominantes da sociedade:
Os reis
escolhidos contra a vontade de Javé, que rebaixaram o povo eleito ao nível
dos outros povos; e
Os
sacerdotes ignorantes e cobiçosos, que levaram o povo a ruína.
Do mesmo
modo que seu contemporâneo Amós, Oséias condena as injustiças e
as violências, denuncia uma corrupção moral profunda
em Israel (4:1-2; 6:7-10; 7:1), a falta absoluta de justiça social, a
responsabilidade culposa das elites. Sua pregação teve eco nos profetas
seguintes quando exorta a uma religião do coração, inspirada no amor de Deus.
Oséias é
também o profeta que polemiza contra a religião exterior: os sacrifícios, os
ritos do culto (6:6).
Oséias,
porém, não apenas acusa, mas também anuncia o amor fiel e misericordioso de
Deus para com seu povo, se este se converter e voltar a conhecê-lo. Para o
profeta, o conhecimento de Deus não é uma atitude intelectual, mas uma adesão
amorosa, através de uma prática que corresponda ao projeto de Deus, elaborado
no deserto por ocasião do êxodo, deste modo, Javé receberá
novamente seu povo como esposa, dispensando-lhe todo o carinho (2:4-25); ou
tratando-o como filho (cap. 11).
AUTOR
Oséias 1:1
identifica o autor do livro como sendo o profeta Oséias. Essa obra é uma
narrativa pessoal de Oséias sobre suas mensagens proféticas para os filhos de
Deus e para o mundo. Oséias é o único profeta de Israel que deixou um conjunto
de profecias registradas durante os últimos anos de sua vida.
Quando foi escrito: Oséias, filho de Beeri, profetizou por um bom tempo, de 785 a 725 AC. O Livro de Oséias foi provavelmente escrito entre 755 e 725 AC.
PROPÓSITO DO LIVRO
Quando foi escrito: Oséias, filho de Beeri, profetizou por um bom tempo, de 785 a 725 AC. O Livro de Oséias foi provavelmente escrito entre 755 e 725 AC.
PROPÓSITO DO LIVRO
Oséias
escreveu este livro para lembrar aos israelitas - e a nós – de que o nosso é um
Deus amoroso, cuja lealdade ao povo de Sua aliança é constante. Embora Israel
tenha continuado a recorrer a falsos deuses, o amor inabalável de Deus é
retratado no marido sofredor da esposa infiel. A mensagem de Oséias é também
uma mensagem de advertência àqueles que dariam as costas ao amor de Deus.
Através da representação simbólica do casamento de Oséias e Gomer, o amor de
Deus pela nação idólatra de Israel é exibido em uma rica metáfora com temas de
pecado, juízo e amor perdoador.
VERSÍCULOS CHAVE
VERSÍCULOS CHAVE
Oséias
1:2: "Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias,
então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos
de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR."
Oséias 2:23: “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a Não-Meu-Povo direi: Tu és o meu povo! Ele dirá: Tu és o meu Deus!”
Oséias 6:6: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”
Oséias 14:2-4: “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios. A Assíria já não nos salvará, não iremos montados em cavalos e não mais diremos à obra das nossas mãos: tu és o nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia. Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles.”
RESUMO
Oséias 2:23: “Semearei Israel para mim na terra e compadecer-me-ei da Desfavorecida; e a Não-Meu-Povo direi: Tu és o meu povo! Ele dirá: Tu és o meu Deus!”
Oséias 6:6: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.”
Oséias 14:2-4: “Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios. A Assíria já não nos salvará, não iremos montados em cavalos e não mais diremos à obra das nossas mãos: tu és o nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia. Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles.”
RESUMO
O
Livro de Oséias pode ser dividido em duas partes: (1) Oséias 1:1 - 3:5 é uma
descrição de uma mulher adúltera e um marido fiel, simbólico da infidelidade de
Israel a Deus através da idolatria, e (2) Oséias 3:6-14:9 contém a condenação
de Israel, especialmente Samaria pela adoração de ídolos, e sua eventual restauração.
A primeira seção do livro contém três poemas distintos que ilustram como os filhos de Deus continuavam se apegando à idolatria. Deus manda Oséias se casar com Gomer, mas depois de dar-lhe três filhos, ela o abandona pelos seus amantes. A ênfase simbólica pode ser vista claramente no primeiro capítulo quando Oséias compara as ações de Israel com o abandono de um casamento em busca de uma vida como prostituta. A segunda seção contém a repreensão dos israelitas por parte de Oséias, seguida pelas promessas e misericórdias de Deus.
O Livro de Oséias é uma narração profética do amor incansável de Deus pelos Seus filhos. Desde o início dos tempos, a criação ingrata e indigna de Deus tem aceito o Seu amor, graça e misericórdia, enquanto ainda não podendo abster-se de sua maldade.
A última parte de Oséias mostra como o amor de Deus mais uma vez restaura os Seus filhos à medida que Ele se esquece de seus erros quando se aproximam de Deus com um coração arrependido. A mensagem profética de Oséias prediz a vinda do Messias de Israel 700 anos no futuro. Oséias é citado frequentemente no Novo Testamento.
PRENÚNCIOS
A primeira seção do livro contém três poemas distintos que ilustram como os filhos de Deus continuavam se apegando à idolatria. Deus manda Oséias se casar com Gomer, mas depois de dar-lhe três filhos, ela o abandona pelos seus amantes. A ênfase simbólica pode ser vista claramente no primeiro capítulo quando Oséias compara as ações de Israel com o abandono de um casamento em busca de uma vida como prostituta. A segunda seção contém a repreensão dos israelitas por parte de Oséias, seguida pelas promessas e misericórdias de Deus.
O Livro de Oséias é uma narração profética do amor incansável de Deus pelos Seus filhos. Desde o início dos tempos, a criação ingrata e indigna de Deus tem aceito o Seu amor, graça e misericórdia, enquanto ainda não podendo abster-se de sua maldade.
A última parte de Oséias mostra como o amor de Deus mais uma vez restaura os Seus filhos à medida que Ele se esquece de seus erros quando se aproximam de Deus com um coração arrependido. A mensagem profética de Oséias prediz a vinda do Messias de Israel 700 anos no futuro. Oséias é citado frequentemente no Novo Testamento.
PRENÚNCIOS
Oséias 2:23
é a maravilhosa mensagem profética de Deus para incluir os gentios [não-judeus]
como Seus filhos, assim como registrado também em Romanos 9:25 e 1 Pedro 2:10.
Os gentios não são originalmente "o povo de Deus", mas através da Sua
misericórdia e graça, Ele providenciou Jesus Cristo, e pela fé nEle somos
enxertados na árvore do Seu povo (Romanos 11:11-18). Esta é uma verdade surpreendente
sobre a Igreja, uma que é chamada de "mistério" porque, antes de
Cristo, apenas os judeus eram considerados o povo de Deus. Quando Cristo veio,
os judeus foram temporariamente deixados de lado "até que haja entrado a
plenitude dos gentios" (Romanos 11:25).
APLICAÇÃO PRÁTICA
APLICAÇÃO PRÁTICA
O
livro de Oséias nos assegura do amor incondicional de Deus por Seu povo. No
entanto, ele também é um retrato de como Deus é desonrado e irritado pelas
ações de Seus filhos. Como pode uma criança que recebe uma abundância de amor,
misericórdia e graça tratar um Pai com tanto desrespeito? No entanto, temos
feito isso há séculos. Ao considerarmos como os israelitas voltaram as costas
para Deus, não precisamos olhar mais longe do que o espelho à nossa frente para
ver um reflexo desses mesmos israelitas.
Apenas ao lembrar-nos de quanto Deus tem feito por cada um nós é que seremos capazes de evitar a rejeição do Único que pode nos dar a vida eterna na Glória, em vez do inferno que merecemos. É essencial que aprendamos a respeitar o nosso Criador. Oséias tem nos mostrado que quando cometemos um erro, se temos um coração triste e uma promessa de arrependimento, Deus vai – novamente - demostrar o seu amor eterno por nós (1 João 1:9).
Apenas ao lembrar-nos de quanto Deus tem feito por cada um nós é que seremos capazes de evitar a rejeição do Único que pode nos dar a vida eterna na Glória, em vez do inferno que merecemos. É essencial que aprendamos a respeitar o nosso Criador. Oséias tem nos mostrado que quando cometemos um erro, se temos um coração triste e uma promessa de arrependimento, Deus vai – novamente - demostrar o seu amor eterno por nós (1 João 1:9).
A FALTA DE CONHECIMENTO MATA
Oséias viveu
no século VIII a.C. e foi provavelmente o único profeta literário do Reino do
Norte, Israel. Neste período, Israel vivia sua era de ouro com o reinado de
Jeroboão II. O nome Oséias tem a mesma raiz de Josué, que significa salvação.
Seu ministério começou cerca de 10 anos depois de Amós ter saído de Judá
levando seus oráculos proféticos ao Reino do Norte, e durou no mínimo 25 anos,
já que o primeiro verso do livro diz que Oséias profetizou entre os reinados de
Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias de Judá e Jeroboão II de Israel. Seus
escritos estão entre os mais antigos oráculos proféticos registrados e sua obra
inicia a seção da Bíblia Hebraica chamada O livro do Doze, embora Amós anteceda
Oséias. O livro de Oséias abrange o período Assírio (de meados ao final do
século VIII a.C.) junto com os livros de Amós, Jonas e Miquéias. O livro é
centralizado numa circunstância curiosa, pois Deus mandara Oséias casar com uma
prostituta chamada Gômer, resultando numa união trágica. O casamento de Oséias
é de importância fundamental para seu ministério, uma vez que a atitude
adúltera de Gômer simbolizava o comportamento adúltero de Israel ao se afastar
de Javé. Deste casamento saíram três filhos, Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. A
mensagem de Oséias, anunciada durante estes muitos anos transmitia o julgamento
e a graça de Javé para um povo rebelde e adúltero.
Oséias foi
um profeta do Reino do Norte que pregou para seu próprio povo, Israel. Porém,
mesmo com a incumbência de profetizar entre seus compatriotas não se furtou de
denunciar o Reino do Sul, Judá. Este destaque é importante pois há estudos
afirmando que as citações sobre Judá nos escritos de Oséias tratam-se de
adições posteriores ao texto original com o fim de engrandecer Judá, porém esta
conclusão não se sustenta, visto que a maioria dessas citações tem um forte
teor de reprovação.
O ministério
de Oséias foi exercido principalmente em virtude de dois fatores:
A quebra da
Aliança deuteronômica por parte do povo
A ameaça de
invasão da Assíria em Israel
O trabalho
de Oséias provavelmente começou após a morte de Jeroboão II em 753 a.C. e
terminou quando houve a invasão Assíria por Salmaneser V em 722 a.C. (2 Rs.
17:1-34). A mensagem escrita de Oséias provavelmente foi escrita no período
entre o pagamento de tributo do rei Menaém a Tiglate-Pileser da Assíria (739
a.C.; Os. 5:13; 8:9; 12:1) e um pouco antes da queda de Samaria (722 a.C.) já
que ele não menciona este fato. A cronologia dos escritos de Oséias podem ser
identificados devido às menções que ele faz da guerra siro-efraimita em 735 a
734 a.C. (Os. 5:8 – 6:6).
Israel vivia
nesta época um renascimento político e econômico graças às campanhas
empreendidas pelo pai de Jeroboão II, Jeoás (2 Rs. 13:25). Jeroboão II
continuou com a política expansionista de seu pai e chegou a reconquistar os
territórios de Israel tornando-os semelhantes ao período de Davi e Salomão (2
Rs. 14:25-28). A estabilidade conseguida criou uma série de comerciantes
ricos e prósperos em Israel, havia muito luxo e pompa na corte do Reino do Norte,
além de muita fartura de gêneros agrícolas.
Porém, este
reinado de prosperidade ganhou dos profetas outra avaliação bem diferente.
Amós, profetizando para Israel, algum tempo antes de Oséias, denunciou as
práticas abusivas contra os pobres, a política corrupta, opressiva e injusta do
governo de Jeroboão II (Am. 2:6-16). O resultado foi a expulsão de Amós (Am.
7:10-17).
A
prosperidade gerou corrupção moral e social (Os. 9:9), cujos frutos foram a
ganância e orgulho. A apostasia e a idolatria foram outros problemas que Israel
enfrentou. Javé recorre ao grande episódio de redenção do Antigo Testamento, o
Êxodo do Egito, para criticar sua postura religiosa (Os. 11:2; 13:1-2) e sua
política externa, ao chamá-la de “vento oriental” (Os. 12:1).
A história subsequente
de Israel comprovou a veracidade dos oráculos de Oséias (Os. 10:7), pois, após
a morte de Jeroboão II, uma série de golpes políticos para a tomada do trono de
Israel foram sepultando cada vez mais o Reino do Norte. Quatro dos seis últimos
reis de Israel em 30 anos foram assassinados, e seu último rei, Oséias (não
confundir com o profeta), foi levado cativo para a Assíria (2 Rs. 17:6).
A política
interna de Israel desestabilizou a diplomacia com as demais nações (Os. 7:11).
A tabela abaixo ilustra a sequência dos erros políticos de Israel.
Decisão política
|
Referência
|
Para evitar a invasão assíria, o rei Menaém tornou Israel vassalo da
Assíria ao pagar tributo para Tiglate-Pileser (740 a.C.)
|
2 Reis 15:9
|
O rei Peca, de Israel, ataca Judá em virtude da sua rejeição à
coligação contra a Assíria. Acaz, rei de Judá, pede ajuda a Tiglate-Pileser,
da Assíria, oferecendo-lhe um pesado tributo. Isto tornou Judá vassalo da
Assíria (735 a.C.). A Assíria derrotou esta oposição e tomaram todo
território de Samaria, o Reino do Norte, e levaram cativos uma grande
quantidade de israelitas para a Assíria.
|
2 Reis 16:5-9;
|
O rei Oséias, do Reino do Norte, buscou a ajuda do Egito para derrotar
a Assíria. Entretanto esta aliança falhou, e, por ter sonegado o tributo
devido a Tiglate-Pileser, Oséias tornou-se o responsável direto pela
destruição de Samaria (722 a.C.).
|
2 Reis 17:1-6
|
ESTRUTURA DE OSÉIAS
O livro de
Oséias pode ser dividido da seguinte forma:
·
Cabeçalho
– 1:1
·
O
casamento de Oseias com Gômer, a prostituta – 1:2 – 3:5
·
Os
oráculos de Oséias – 4:1 – 14:9
Os capítulos
1 a 3 narram a biografia de Oséias e seu relacionamento com a prostituta Gômer.
Esta narrativa serve de pano de fundo para os oráculos contra Israel e
fundamentam as profecias dos capítulos 4 a 14. Estas profecias relatam o
relacionamento de Javé com Israel e são espelhadas no relacionamento de Oséias
com Gômer.
A mensagem
profética (caps 4 a 14) de Oséias pode ser estruturada em quatro pontos:
·
Acusação,
com denúncias sobre a quebra da aliança (4:1-11)
·
Julgamento,
com destruição e cativeiro (5:1 – 8:14)
·
Instrução,
com um convite ao arrependimento (6:1-3)
·
Consequências,
com a restauração dos justos (14:1-8)
Oséias
utiliza uma linguagem jurídica para enfatizar a quebra da Aliança por parte de
Israel. Alguns termos são: acusação (4;1); culpada e juro (4:15); sentença
(5:1); testifica (5:5).
Oséias
também usa o nome poético Efraim para referir-se ao Reino do Norte, Israel, e
demonstra conhecimento dos termos da Aliança ao citar termos como “voltemos”
(6:1), “conheçamos” (6:3), “redimi-los” (7:13), “quebraram”, “aliança” e “Lei”
(8:1), “amei” (11:1), “acusação” (12:2).
PROPÓSITO E CONTEÚDO
O livro de
Oséias aborda os seguintes temas:
·
O
amor constante amor de Javé por Israel
·
O
justo juízo executado por Javé
·
O
empenho de Javé pela Aliança
·
A
restauração do remanescente por Javé
O
casamento de Oséias com Gômer retratava o relacionamento de Israel com Javé. Da
mesma maneira que Gômer havia sido infiel com Oséias, Israel fora com Javé, o
Deus da Aliança. Seu amor rejeitado e restaurado foi o fundamento da sua
pregação para o povo que havia quebrado a aliança (4:15). A pregação do profeta
estava profundamente influenciada por sua própria experiência de vida conjugal.
Portanto, o objetivo principal não era demonstrar o amor de Javé por Israel,
mas enfatizar o quanto Israel havia se afastado dos princípios estabelecidos
por Deus com a Lei da Aliança.
Os três
filhos deste casamento representam características do relacionamento do povo
com Javé conforme o quadro abaixo:
Nome
|
Significado
|
Explicação
|
Jezreel
|
Deus semeará.O julgamento é anunciado, porém a restauração
também é prevista (Os. 2:22ss)
|
Profecia contra a família do rei Jeú. A ameaça em Os. 1:5 foi
provavelmente cumprida com o assassinato de Zacarias, filho de Jeroboão II, o
último da linhagem de Jeú (2 Rs. 15:8-12)
|
Lo’-ruhamâ
|
Desfavorecida.Reversão da atitude de Deus para com o povo de
Israel.
|
A confiança no livramento e misericórdia de Javé é substituída pela
tomada em armas e alianças políticas com outras nações. Deus retira sua
misericórdia e deixa israel sofrer as consequências da sua infidelidade. (Os
1:6).
|
Lo’- ‘ammî
|
Não meu povo.Aliança foi quebrada.
|
Javé não rejeitou Israel, antes Israel rejeitou a Deus, recusando-se
ser o seu povo (Os. 1:8).
|
Oséias
recorre constantemente ao passado da nação de Israel e do cuidado de Javé para
com seu povo, que estava baseado na Aliança (11:1-4; 12:9; 13:4). Oséias
demonstra que o amor de Javé por Israel foi a causa do cumprimento de suas
promessas, e da mesma maneira traria a restauração.
Os
temas da esperança futura (2:14-23) e da destruição iminente (5:8-9) foram
temas que Oséias abordou de acordo com o fundamento da Aliança da lei, que
previa bençãos e maldições (Lv. 26:1-39).
Oséias foi
firme ao questionar a liderança política e religiosa de Israel (5:1; 6:9;
13:10), mas também estava com seu coração apertado, pois ele sabia o que Javé
estava sentindo ao castigar o filho que tanto amava (11:8).
Oséias foi o
último profeta escritor a declarar juízo (6:5) ao reino do Norte antes da
invasão da Assíria e pedir para que o povo voltasse ao conhecimento de Deus
(2:5-8; 4:1,6; 5:4, 6:3-6) com arrependimento e regeneração da aliança (6:1;
14:1).
Entretanto,
a própria vida de Oséias foi um testemunho eloquente de que Javé queria
restaurar o povo de Israel, que havia adulterado. Essa restauração vinha do
grande amor de Javé por seu povo (14:4).
O CASAMENTO DE OSEIAS
As
abordagens interpretativas do casamento de Oséias podem ser sintetizadas de
acordo com o quadro abaixo:
Abordagem de interpretação
|
Explicação
|
Casamento simbólico
|
Não foi histórico, mas apenas uma alegoria para exemplificar a
história.
|
Casamento verdadeiro: narrativa em sequência
|
O casamento aconteceu historicamente. O que muda é a abordagem no
entendimento de Gômer.Alguns alegam que Gômer já era uma prostituta
quando se casou com Oséias.Outros afirmar que ela se prostituiu após o
casamento, já que seria eticamente impossível Oséias casar com um
prostitutaAlguns sugerem que Gômer era prostituta no sentido espiritual, á
que adorava outros deuses
|
Casamento verdadeiro: narrativa paralela
|
O casamento foi histórico, porém trata-se de uma narrativa escrita em
momentos diferentes da história de Oséias.
|
Dois casamentos verdadeiros
|
Oséias casa-se com Gômer ainda virgem no capítulo. E o capítulo 3
retrata o segundo casamento com uma prostituta desconhecida.
|
O caráter
antiético do casamento é questionável, pois a proibição de se casar com
prostitutas era aplicada aos sacerdotes, não aos profetas; e Oséias não era
sacerdote. Entretanto, nem mesmo a designação de profeta é oficialmente
atribuída a Oséias. Portanto, apesar de incomum, o casamento de Oséias não
poderia ser considerado antiético.
Além disso,
Israel estava à beira de um colapso espiritual, social e moral, e, portanto,
exigiria algo mais além de meras palavras, tal qual Isaías que pregou nu e
descalço durante três anos (Is. 20:1-6).
A ADORAÇÃO A BAAL
De acordo
com as estipulações da Aliança, Israel estava proibido de adorar outros deuses
(Ex. 20:1-6; Dt. 4:15-31) e havia falhado em expulsar todos os cananeus da
Palestina quando da conquista da Terra prometida (Js. 13:1-7; Jz. 1:22-35).
Baal era o deus cananeu responsável pela chuva e fertilidade, elementos
primordiais para a agricultura, base de sustento destes povos.
A fim de
garantir sua sobrevivência na terra, Israel passa a apelar para o sincretismo
religioso, adicionando práticas pagãs ao culto monoteísta a Javé, pois não
confiavam em sua providência. Por isso o casamento de Oséias foi tão
significativo, pois representava a prostituição (infidelidade) de Israel a fim
de obter vantagens materiais.
O RITUALISMO
Enquanto os
aspectos rituais da religião serviam ao seu propósito de adorar a Deus por seus
atos grandiosos e lembrar o povo sobre suas obrigações para com Javé, não havia
oposição nem denúncia. O problema era que os aspectos cerimoniais estavam sendo
cumpridos (2:11,13; 5:6; 6:6). Entretanto essa religiosidade externa escondia a
falta de ética e corrupção.
Os
sacerdotes eram os alvos principais de Oséias, pois sua função era justamente
ajudar o povo e ensinar a lei, justiça e retidão, aspectos totalmente
negligenciados por eles. Desta forma se tornaram os responsáveis pela
decadência espiritual e moral de Israel (4:4-9; 5:1).
O culto
havia degenerado para as práticas do culto à fertilidade dos pagãos e o povo
buscava saber do futuro por meio da magia e, além disso, agradecia-se aos
baalins a colheita realizada (2:11-13).
O CONHECIMENTO DE DEUS
Por diversas
vezes Oséias toca na tecla do conhecimento de Deus. Este conhecimento não se
trata do conhecimento intelectual de Deus, mas em como o povo de Israel deveria
se relacionar com Javé. No Antigo Testamento o conhecimento é traduzido por um
relacionamento íntimo com alguém, que pode ser traduzido também por comunhão.
Quando Javé
resgatou Israel do Egito houve o compromisso do povo em obedecê-lo de acordo
com a revelação da Lei. Quando Israel pecou e recusou-se a obedecer, a aliança
foi quebrada e somente o arrependimento poderia renovar o pacto. Por isso, de acordo
com Os. 6:6, o ritualismo não poderia restaurar a comunhão.
Ao tratar
sobre o conhecimento Oséias abre o caminho que seria percorrido por Jesus
quando falou “ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai
senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt. 11:27). Jesus
chega a comparar a salvação com o conhecimento de Deus (Jo. 17:3).
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