quarta-feira, 2 de setembro de 2015

N E E M I A S

L I V R O    D E    N E E M I A S




Livro de Neemias ou II de Esdras é um livro do Tanakh e do Antigo Testamento da Bíblia. Vem depois do Livro de Esdras e antes do Livro de Tobias, na Bíblia Católica, e antes do Livro de Ester, na Bíliba protestante tido historicamente como uma continuação do Livro de Esdras, e por vezes chamado até mesmo de "o segundo livro de Esdras”.
O livro consiste de quatro partes:
1.  Um relato da reconstrução das muralhas de Jerusalém, e o registro do que Neemias encontrou ao retornar da Babilônia. Entre os detalhes estão a descrição de como Neemias se tornou governador de Judá (Ne, 1:1-2:20, 9), as diversas formas de oposição que sofreu, de Sambalá e outros, e descreve seu retorno anterior, sob Zerubabel (Ne, 7:6-73, 9; ver também (Es, 2:1-70 para um relato semelhante) - capítulos 1 a 7.
2.  Um relato da situação da religião entre os judeus do período - capítulos 8 a 10.
3.  Aumento da população de Jerusalém; o censo da população masculina adulta, os nomes de seus chefes, juntamente com listas de sacerdotes e levitas - capítuls 11 e 12:1-26.
4.  Dedicatória do muro de Jerusalém, disposição das autoridades do Templo, e reformas executadas por Neemias - capítulos 12:27 e 13.
Tradicionalmente acredita-se que o autor deste livro tenha sido o próprio Neemias embora isto seja controverso. Existem partes do livro escritas em primeira pessoa (1-7; 12:27-47 e 13), porém outras onde Neemias é referido pela terceira pessoa (8; 9; 10).
Alguns estudiosos acreditam que estas partes teriam sido escritas por Esdras - embora não exista qualquer evidência distinta disso - enquanto outros acreditam que o arranjo e revisão final do texto teriam ocorrido num período bem posterior.
Se Neemias de fato foi o autor, a data em que o livro foi escrito teria sido por volta de 431 - 430 a.C., quando ele retornou pela segunda vez a Jerusalém, depois de sua visita à Pérsia.
Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que haveria um único autor para I CrônicasII CrônicasEsdras e Neemias que seria provavelmente um levita, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC. Esta edição também sustenta que os livros de Esdras e de Neemias formavam apenas um único Livro de Esdras, composto antes de I Crônicas e II Crônicas, como se verifica na Bíblia Hebraica e na Bíblia dos Setenta.

PERSPECTIVA PANORÂMICA (SUMÁRIO)


·         Oração de Neemias - Neemias 1
·         Viagem de Neemias a Jerusalém - Neemias 2
·         Restauração dos muros de Jerusalém - Neemias 3:1-32
·         Obstáculos e dificuldades - Neemias 3:33-Neemias 4,17
·         Injustiças sociais. Intervenção de Neemias - Neemias 5
·         Término da reconstrução das muralhas - Neemias 6
·         Recenseamento dos israelitas - Neemias 7
·         Leitura pública da Lei - Neemias 8
·         Oração de confissão dos pecados - Neemias 9
·         Resoluções diversas - Neemias 10
·         Repartição dos habitantes de Jerusalém - Neemias 11
·         Sacerdotes e levitas - Neemias 12
·         Reformas diversas, realizadas por Neemias - Neemias 13
PERSPECTIVA HISTÓRICA
·         539 AC: Ciro II derrota a Babilônia
·         520 AC: Atividade dos profetas Ageu e Zacarias
·         445 AC: Neemias vai para Jerusalém; construção da muralha Ne 1-Ne 2). Neemias é nomeado governador Ne 5,14
·         433 AC: Neemias volta para Susa Ne 13. Atividade do profeta Malaquias
·         430 AC: Neemias e Esdras em Jerusalém; leitura da lei; reformas Ne 8-Ne 10;13
·         423-404 AC: Os Samaritanos constroem um templo no Monte Garizim.
·          

PERSPECTIVA POLÍTICA



A obra procura mostrar a reconstrução da comunidade judaica, reunida em Jerusalém e centrada no culto e na lei. Sob o domínio persa, foi concedida aos judeus uma oportunidade para recuperar e preservar a sua identidade como povo: a tradição religiosa dos antepassados, que agora se transforma em lei. No contexto pós-exílico, o Templo passa a ser o centro da vida da comunidade, como lugar de culto e da transmissão da lei, que fornecem a estrutura social da comunidade.
A obra não se resume a uma narrativa, pois pretende discutir e abrir perspectivas sobre a estrutura da própria comunidade judaica, sendo que a questão central é determinar qual a liderança que vai governar, nesse contexto, quando se propõe reestruturar a sociedade a partir da religião, a primeira conclusão é que os sacerdotes devem liderar o povo, no entanto, resta determinar o sacerdócio legítimo.
No exílio, os sacerdotes tinham elaborado complicadas genealogias para ligar Sadoc a Aarão, o que indicava a legitimidade dos descendentes de Sadoc, no entanto, restava resolver a questão da legitimidade dos levitas, que também seriam descendentes diretos de Aarão.
Desde o tempo de Salomão, os levitas tinham sido expulsos do Reino de Judá 1Rs 2,26-27 e passaram a exercer suas atividades entre as tribos do Norte, que formaram o Reino de Israel Setentrional. Ligados aos profetas, eles preservaram e produziram tradições que formaram o Livro do Deuteronômio, o qual influenciou grandes reformas no Reino de Judá, entretanto, depois do exílio, esses levitas se viram reduzidos a meros empregados dos sacerdotes.
O autor dessa obra, que provavelmente era um levita, busca reabilitar historicamente a figura do levita e, assim, reivindicar sua importância ao lado do sacerdócio para o governo da comunidade, mas seu objetivo não se resume a defender o interesse dos levitas, o que se pretende é resgatar a tradição profética, conservada pelos levitas, a fim de que a comunidade judaica não fique reduzida ao culto formal, mas seja capaz de se organizar socialmente, segundo o projeto de Javé, dentro da legítima tradição do Livro do Êxodo.

Essa tradição fora transmitida pelos levitas, que procuravam atualizá-la e aplicá-la às situações concretas, visando sempre em primeiro lugar à causa do povo e à defesa de uma sociedade justa e igualitária, pode-se, portanto, dizer que essa obra histórica é uma grande reivindicação para a reabilitação daqueles que se colocam como defensores dos interesses do povo, protegendo-o de possíveis arbitrariedades, tanto internas como externas.

2 comentários:

  1. Após a publicação deste livro, estarei postando Estudos Adicionais que complementam a história do povo de Israel e Judá, em seu cativeiro e alguns profetas contemporâneos que viveram e vivenciaram este período.

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  2. RETIFICANDO
    Após a publicação do último Livro Histórico do Velho Testamento que é o Livro de Ester, postarei os Estudos Adicionais que complementam a História do povo de Israel e Judá e também de seus Profetas que vivenciaram este período de queda, decadência e restauração da nação.

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