O L I V R O
D E II C R Ô N I C A S
II Crônicas é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois de 1ª Crônicas e antes do Livro de Esdras. Possui 34 capítulos e foi desmembrado de 1ª Crônicas com o qual formava originalmente um único livro. Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de Salomão, por volta de 970 a.C até a destruição do Reino de Judá por Nabucodonozor, imperador da Babilônia, fato ocorrido em torno de 586 a.C.
Embora seja incerta a sua autoria, a tradição judaica afirma que o livro de 2º Crônicas teria sido escrito por Esdras por volta de 430 a.C, o qual o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o exílio babilônico, resgatando assim a história do seu povo.
A Edição Pastoral da Bíblia sustenta que os dois livros da Crônicas, juntamente com os de Esdras e Neemias, formam um conjunto coerente elaborado provavelmente nos inícios do século IV a.C, trata-se de um grande conjunto narrativo, que vai desde Adão até a organização da comunidade judaica depois do Exílio na Babilônia (por volta de 400 a.C).
A Bíblia de Jerusalém sustenta que o autor das Crônicas é um levita de Jerusalém, que escreveu numa época sensivelmente posterior a Esdras e Neemias, pois parece combinas as fontes que se referem a eles, portanto, pouco mais de 300 a.C, parece ser a data mais verossímil. A obra teria recebido algumas adições posteriores, especialmente em: 1ª Cr 2-9, 1ª Cr 12, 1ª Cr 15 e uma longa adição em 1ª Cr 23.3 - 1ªCr 27.34.
A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 a.C e nem depois de 250 a.C. mas haveria adições posteriores a 200 a.C. Esta edição também considera viável a hipótese do autor das Crônicas ser um levita.
Os nove primeiros capítulos deste segundo livro 2ª Cr 1 - 2ª Cr 9 contam a história do reinado de Salomão, contendo um detalhado registro da construção do Templo, cunprindo a promessa feita a seu pai Davi. Trata-se de um relato que omite aspecto negativos como o luxo e a idolatria daquele reinado.
Os capítulos seguintes 2ª Cr 10 - 2ª Cr 36 relatam a partir do cisma ocorrido após a morte de Salomão, em torno de 930 a.C, no reinado de Roboão, e prossegue com a história dos outros reis que governaram Judá, os quais muitas das vezes afastaram-se dos mandamentos divinos, tolerando ou introduzindo a idolatria entre o povo, o que importava em castigos, sofrimentos e derrotas militares para as nações vizinhas.
A partir de então, os principais pontos de destaque do livro seriam os reinados de Asa e de Josafá, a morte de Acabe, o reinado de Uzias, a destruição do Reino de Israel pelos Assírios, o reinado de Ezequias e a resistência de Jerusalém ao cerco de Senaqueribe, a idolatria de Manassés, o reinado de Josias, o achado do Livro da Lei Mosaica e a derrota de Judá pela Babilônia.
Pode-se afirmar que ambos os Livros de Crônicas seria uma obra paralela a Reis e Samuel, sendo que a Septuaginta e a Vulgata chamam estes livros de Paralipômenos, pois relatam coisas que foram uma espécie de complemento, porém, cabe destacar que foram escritos a partir de um enfoque sacerdotal, ou seja, com um enfoque maior na história religiosa dos israelitas.
Quando estes livros foram escritos já existia a Obra Histórica Deuteronomista (Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis), mas havia motivos que justificavam a construção de uma nova versão daquela história.
O foco dessa nava versão está no Templo, nos sacerdotes e nos levitas que nele exerciam suas funções; os sacerdotes com o culto e os levitas com a transmissão das legítimas tradições do povo. Nessa versão os reis são julgados a partir de suas relaçoes com o Templo e o culto de Javé. Além disso, toda a história do reino do Norte é omitida, pois no tempo do autor os Samaritanos eram inimigos acirrados da organização da comunidade judaica centrada em Jerusalém.
Se reserva uma especial atençãp aos levitas, nas listas genealógicas e na narrativa propriamente dita, os levitas têm presença marcante também com sua palavra e ideologia, o que indica que o autor seria um levita, que busca recuperar as tradições das tribos do Norte, que conservado bem os ideais democráticos e igualitários.
Os levitas eram muito ligados aos círculos proféticos do Norte, e, portanto, podem-se encontrar muitas menções de profetas e o título de profeta é dado até mesmo ao levita (cf. 1ª Cr. 25.1-5). Trata-se de uma diferança com a história narrada mos livros dos Reis, onde o levita Abiatar e com ele ceratamente o levitismo foi expulso de Jerusalém por Salomão (cf, 1º Reis 2. 26-27), passagem que o autor de Crônicas omite.
No Livro de 1ª Crônicas as longas e áridas listas de nomes contidas, tem um propósito. Ligam Davi, o precursor e tipo Cristo, aos vultos históricos de Israel. Estão ali os registros de grandes famílias da nação. Este é o livro de Davi, onde ocorrem narrativas de feitos históricos desse rei e herói nacional, bem como os dos seus valentes homens. Pode-se extrais de 1ª Crônicas grandes lições, tanto espiritual como inspiração.
O Livro de 2ª Crônicas podemos dividi-lo em duas partes:
Na Primeira Parte - Salomão e o Período de Magnificência de Israel nos capítulos de 1 a 9. Além do que sabemos sobre Salomão, este livro acrescenta outros fatos, especialmente quanto ao seu Templo e ao seu governo, principalmente nos capítulos 7, 8. e uma grande lição esperitual em (2ª Cr 7.14).
Na Segunda Parte - A segunda parte vão da morte de Salomão até ao tempo dos cativeiros, mensionando os nomes de Josafá ( Cap. 17 ao 20), Joás (Cap. 23 e 24), Uzias (Cap.26 e Isaias 6), e Ezequias (Cap. 29-32).
Em se referindo a um Livro onde se trata de acontecimentos no período do cativeiro e retorno do exílio, em especial aos livros de 1ª e 2ª Crônicas, Esdras e Neemias, estou elaborando estudos adicionais de alguns profetas que protagonizaram estes acontecimentos. Estes estudos serão postados após a postagem do Livro de Neemias.
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