sábado, 6 de junho de 2015

R U T E

O    L I V R O    D E    R U T E



A LUTA DOS POBRES PELOS SEUS DIREITOS – Sob forma de uma história familiar, o Livro de Rute apresenta um roteiro para a luta do povo pobre em busca de seus direitos. Foi escrito em Judá, depois do exílio da Babilônia, pela metade do Sec. V a.C.
O período do exílio foi muito difícil. Era preciso recomeçar tudo. As antigas tradições tinham sido esquecidas, e se tornava necessário fazer sérias reformas, que atingissem os fundamentos econômicos, políticos e sociais, para que um povo de Deus não perdesse sua identidade.
O Livro cita princípios de orientação para reorganizar a comunidade, que sofreu grandes abalos, E isso acontece a partir da situação do povo pobre, apontando-se o caminho para a luta em vista do pão, da terra e da família. Por outro lado, o Livro salienta: Deus não quer leis que, em nome da ordem, acabam obrigando as pessoas a sacrificar seus direitos básicos. É também uma grave advertência para aqueles que fazem as leis e para quem obedeça à letra e não ao espírito das leis. Elas devem, acima de tudo, ser meios eficazes para que os pobres tenham como defender seus direitos. Quando não servem para proteger o povo pobre, devem ser modificadas, atualizadas ou abolidas. A protagonista desse Livro é uma estrangeira, e isso mostra que a salvação não tem fronteiras: o Amor de Deus não é nacionalista, nem exclusivista. Ele quer liberdade e vida para todos.
A história de Rute se passou nos tempos em que os Juízes julgavam a nação de Israel. Rute 1.1, no tempo da decadência, época em que o povo teve que se humilhar, devido a intromissão dos povos estranhos. Época em que Deus castigou Israel com grande fome que se espalhou sobre a terra.
Rute era Moabita que foi casada com Quilom, um dos filhos de Elimeleque, que era natural de Belém da Judéia. Elimeleque era marido de Noemi e esta foi sogra de Rute. Após a morte de Elimeleque e seus filhos durante a invasão dos midianitas contra Israel, Jz.6.1, Rute ficou viúva e por causa da fome em Moabe, partiu de volta para Belém em companhia de sua sogra Noemi. 



Rute foi ao campo respigar e conheceu Boaz, um lavrador natural de Belém e descendente de Jacó, homem abastado, reto, que mais tarde se casou com Rute.
Apesar de Rute ser de origem gentílica, a união com Boaz, um dos antepassados dos reis judaicos, a torna uma das avós de Jesus Cristo, devido a sua linhagem genealógica. Desta união nasce Obede, que foi avô de Davi, o grande Rei de Israel.
A história de Rute é narrada, não tanto pelo romance em si, mas para mostrar como esta mulher passou a fazer parte do Povo de Deus. Sua história é uma conversão, “O teu povo será meu povo, o teu Deus será o meu Deus.” Rt. 1.16.
No auge da desgraça e desilusão da terra para onde se migrou, o povo decide voltar para a terra natal e aí lutar pela sobrevivência. A atitude de Rute é o comportamento de todos aqueles que estão dispostos a deixar suas seguranças para se comprometer com o povo pobre, que nada mais tem, a não ser a esperança que nasce da fé.




Rute enquanto não conhecera a Noemi, não havia ainda conhecida a religião de Israel, e no fim do Livro, verificamos que ao final desse maravilhoso Livro Rute se torna uma ascendente do futuro Messias, e por esta razão Rute entra na própria genealogia de Jesus Cristo. Rute 4.7, Mat. 1.5.
O que de mais significativo no livro é exatamente o fato da sua conversão, e o de participar da linhagem dos ascendentes de Jesus Cristo. Desse modo a história de Rute deixa bem claro que através da solidariedade na resistência e na luta, que os pobres constroem a história e o mundo novo.
Este Livro nos mostra que o Deus do Êxodo se alia aos pobres e oprimidos, para lhes dar LIBERDADE E VIDA.


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