PRIMEIRA
EPÍSTOLA DE JOÃO
I João - é a
primeira epístola do apóstolo João, um dos livros
do Novo Testamento da Bíblia.
AUTORIA
A autoria da epístola é atribuída, pela tradição cristã,
ao apóstolo João.
O peso de evidências externas pode favorecer a autoria
"joanina", pois existem possíveis alusões a I João nos
escritos de Clemente de Roma (em I Clemente), Inácio de
Antioquia e Pseudo-Clemente (na sua II Clemente). Outras,
prováveis alusões, podem ser encontradas no Didaquê, Epístola de
Barnabé, Pastor de Hermas, Justino Mártir, a Epístola a
Diogneto, a Epístola de Policarpo e nos escritos
de Pápias preservados em Ireneu. Referências mais obscuras a 1 João
em Ireneu, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes,
Dionisio e no Cânone Muratori.
Evidências internas também apoiam
a tese tradicional. Geralmente são alistados três tipos delas, que
são:
A familiaridade do autor com a pessoa de Cristo. Ele afirma
que é testemunha ocular do ministério de Cristo
Sua reconhecida autoridade entre os primeiros leitores
As grandes semelhanças entre e o Evangelho de João e a 1
epístola de João. (1 João1:2-3*João 3:11; 1 João 1:4*João 16:24; 1 João 2:11*
João 12:35; 1 João 2:14*João 5:38; 1 João 2:17*João 8:35; 1 João 3:5*João 8:46;
1 João 3:8*João 8:44; 1 João 3:13*João 15:18; 1 João 3:14*João 5:24; 1 João
3:16* João 10:15; 1 João 3:22*João 8:29; 1 João 3:23*João 13:34; 1 João
4:6*João 8:47; 1 João 4:15*João 6:56; 1 João 4:16* João 6:69; 1 João 4:16*João
15:10; 1 João 5:4*João 16:33; 1 João 5:9* João 5:32; 1 João 5:20*João 17:3)
O testemunho de Westcott a respeito das passagens paralelas,
é conclusivo, ele argumenta que existem conceitos fundamentais semelhantes,
porém, são apresentadas na epístola e no evangelho, com algumas diferenças.
"O evangelho nos deu a revelação histórica, a epístola nos mostrou como a
revelação foi recebida e vivida pela igreja e pelo crente". A forte
correlação entre ambas favorece a autoria comum.
DATA
A data provável que esta epístola tenha sido escrita seria
entre os anos 85 e 90 da era comum, em Éfeso.
PRIMEIROS LEITORES
A falta de especial dedicação e saudação indica que a carta
foi circular, provavelmente enviada às igrejas da província
da Ásia Menor, perto de Éfeso, onde, segundo uma tradição antiga,
João teria passado seus últimos dias. Por causa da linguagem utilizada, pode-se
inferir que o autor conhecia pessoalmente os destinatários da carta.
OBJETIVO
O objetivo de João ao escrever era expor a heresia dos
falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara
ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Creem "no nome do
Filho de Deus" (I João 5:13). A incerteza de seus leitores sobre sua
condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de
uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganosos (I João 2:26, I
João 3:7) e aos mestres como "falsos profetas" (I João 4:1),
mentirosos (I João 2:22) e anticristos (I João 2:18-22, I João
4:3). Ele um dia tinha estado com a igreja, mas tinha se afastado (I João 2:19)
e tinha se "levantado no mundo" (4.1) (I João 4:1) para propagar sua
perigosa heresia.
Este falso ensinamento me parece ser precursor do Gnosticismo (do
termo grego gnosis, que significa conhecimento), e reivindicava possuir um
conhecimento especial sobre Deus, a teologia e Jesus Cristo. Sua
base doutrinária incluía:
I) que Jesus fosse realmente o Cristo (2:22),
II) a pré-existência do Filho de Deus (1:1; 4:15 e 5:5,10),
III) eles negavam a Encarnação de Cristo (4:2)
IV) que seu objetivo fosse vir para salvar os homens (4:9).
Porém, segundo alguns estudiosos, a forma exata dessa
heresia, é incerta. Geralmente é afirmado que tinha alguma afinidade com os
pontos de vista mantidos por Cerinto, na Ásia Menor, no fim do
primeiro século, ainda que não fosse inteiramente idêntico com aquilo que se
sabe sobre seu ensino. De acordo com Cerinto, Jesus foi um homem bom, no qual o
Cristo celestial viera habitar desde o tempo de seu batismo até pouco
antes de sua crucificação.
Isto é combatido em diversas passagens da epístola, que
afirma que Jesus é o Cristo (5:6) o Filho de Deus (2:22, 5:1,5). O ensino de
Cerinto baseava-se no dualismo gnóstico entre o espiritual e o
material, que negava a possibilidade de Deus (Espírito) ter se tornado homem
(Matéria). Outra versão desta heresia, o Docetismo (do grego dokeo,
parecer) afirmava que a Encarnação foi aparente, não uma realidade concreta. A
posição de Cerinto, que fica entre essas duas, afirma que a Encarnação foi
temporária, ou seja, desde o batismo até o momento da crucificação.
O método de João em expor os erros dos hereges e
confrontá-los com a verdade. Cristo Jesus é a fonte da vida e nós podemos
receber a vida eterna que Ele nos prometeu. E essa vida é oferecida a todos,
indistintamente, não somente a um grupo de iniciados na doutrina gnóstica.
ESTUDO: Primeira Epístola de João
A carta de 1 João têm um propósito duplo: expor e rebater os
erros doutrinários e éticos dos falsos mestres e exortar seus filhos na fé a
manter uma vida santa de intimidade com Deus, na verdade e na justiça,
cheios de alegria e de certeza da vida eterna.
Isto ocorre, mediante a fé obediente em Jesus Cristo, o Filho
de Deus e pela habitação interior do Espírito Santo. Alguns creem que a
epístola também foi escrita como uma sequência do Evangelho segundo João.
VISÃO GERAL
Em 1 João a fé e a conduta estão fortemente
entrelaçados. Os falsos mestres, aos quais João chama aqui de “anticristos”,
apartaram-se do ensino apostólico sobre Jesus Cristo e a vida de
retidão.
De modo semelhante a 2 Pedro e Judas, 1 João
refuta e condena com veemência os falsos mestres com suas crenças e conduta
destruidoras.
Do ponto de vista positivo, 1 João expõe as características
da verdadeira comunhão com Deus e revela cinco evidências específicas
pelas quais o crente poderá “saber”, com confiança e certeza que tem a vida
eterna.
São elas: verdade apostólica a respeito de Jesus Cristo, uma
fé obediente que guarda os mandamentos de Jesus Cristo, um viver santo,
afastar-se do pecado, para comunhão com Deus, amor a Deus e aos irmãos na fé e
o testemunho do Espírito Santo no crente.
João afirma, por fim, que a pessoa pode ter certeza da vida
eterna quando estas cinco evidências são manifestas na sua vida.
RESUMO GERAL
Primeira epístola de João
As epístolas que trazem o nome de João, são anônimas, a
primeira não tem dedicatória e nem assinatura, porém, uma afinidade tão íntima
entre ela e o quarto evangelho, que a maioria dos eruditos concorda
ser apóstolo João autor, provavelmente foi escrita em Éfeso, entre os anos
90 e 95 dC., não foi endereçada a nenhum indivíduo e nenhuma igreja em
particular, mas para todos os cristãos. O evangelho de João expõe os atos e
palavras que provam que Jesus é o Cristo, tratam do fundamento da fé cristã,
enquanto sua primeira epístola os atos e palavras obrigatórias àqueles que
creem nesta verdade e dos fundamentos da vida cristã. A epístola foi com
propósito de ajudar os cristãos contra a heresia denominada de gnosticismo
estava causando estragos, crentes sem firmeza doutrinária estavam deixando a
igreja para seguir os gnósticos. I Jo.2:19.
Os mestres gnósticos ensinavam que a salvação era alcançada através do conhecimento, negando a eficácia do sacrifício expiatório de Jesus. João desfaz esse pensamento, afirmando que " Deus é luz", quem está em trevas, ou quem vive no pecado não pode ter comunhão com Ele, ter comunhão com Deus requer que se tenha também comunhão com os irmãos. I Jo. 1:17. João deixa claro, que embora salvos continuamos sujeitos ao pecado. O ideal, segunda a palavra de Deus é que resistamos as tentações, porém se pecarmos, haverá solução. I Jo 2:12.
João procura mostrar nesta sua epístola que a vida cristã não se baseia no que falamos, ou em nossas palavras, mas baseia-se, na nossa forma de viver. I Jo 2: 3-5.
Três etapas do desenvolvimento espiritual.
I Jo 2:12-14
1- Filhinhos - Recém convertidos
Foi uma maneira carinhosa que o "Apóstolo do amor" usou para se dirigir aos crentes novos convertidos. I Jo 2:28 . O conhecimento de Deus, a certeza do perdão dos pecados é fundamental para que o novo convertido permaneça firme na fé.
2- Jovens - Crente amadurecendo
Os que eram filhinhos, agora são jovens, e são chamados de filhos, o desenvolvimento da obra de Deus está confiado aos crentes jovens.
3- Pais - Crente maduro
Fala de firmeza espiritual, experiência na fé, crentes idôneos, maduros, sábios. São aqueles que geram filhos, que ganham almas e que cuidam delas, que servem de referência para os jovens.
João fala já naquela época, do espírito do anticristo que já está no mundo, acredita-se que ele estava fazendo menção direta a um mestre de sua época, chamado Cerinto, um mestre gnóstico, judeu de raça. I Jo 2:19-23.
I Jo 3:2 "Amados, agora somos filhos de Deus..." ao usar a expressão "agora", está confirmando o princípio bíblico de que nem todos os homens são filhos de Deus, se agora somos, subtende que antes não éramos.
Ao tornar-se filho de Deus o homem adquire direitos e privilégios, e assume deveres e responsabilidades.
Responsabilidade ou deveres dos filhos de Deus.
- Andar dignamente em retidão. I Jo 2:6
- Honrar o nome do Pai. Ef. 3:14-15
- Obediência. Ef. 6:1
Quem não obedece a palavra de Deus, ou não guarda os seus mandamentos não pode dizer que é filho de Deus. I Jo 3:22-24
Sete mensagens de Deus aos seus filhos epístola de I João
1- Todos os filhos de Deus serão um dia semelhantes a Cristo. 2:28 a 3:3
2- Não devem continuar pecando 3: 4-6
3- Se proteger contra o serem levados ao afastamento por forças malignas. 3:7-10
4- Amar uns aos outros 3: 11 - 24
5- Provar os espíritos 4:1-3
6- Vencer o mundo 5:4
7- Refletir o caráter de Deus no seus atos.
João adverte contra os falsos profetas, espírito da verdade e espírito o erro- I Jo 4:1-6
Pela bíblia podemos identificar três tipos de falsos profetas:
1- o falso profeta que já foi um profeta verdadeiro- num. 22: 8-9
2- o profeta verdadeiro que ficou velho I Reis 13:11
3- o falso profeta que nunca foi profeta verdadeiro I Reis 22:6
A missão deles não é procurar falhas, denunciar e acusar, mas corromper, com a voz mansa e cheia de sabedoria carnal e diabólica, semeiam o joio, as heresias, corrompem os bons costumes, adulteram a doutrina bíblica.
O poder da fé 5: 1-13
O tríplice testemunho da fé I Jo 5:6
João afirma que Jesus veio por:
- água - homem
- sangue- morte
- espírito- ressurreição
Os mestres gnósticos ensinavam que a salvação era alcançada através do conhecimento, negando a eficácia do sacrifício expiatório de Jesus. João desfaz esse pensamento, afirmando que " Deus é luz", quem está em trevas, ou quem vive no pecado não pode ter comunhão com Ele, ter comunhão com Deus requer que se tenha também comunhão com os irmãos. I Jo. 1:17. João deixa claro, que embora salvos continuamos sujeitos ao pecado. O ideal, segunda a palavra de Deus é que resistamos as tentações, porém se pecarmos, haverá solução. I Jo 2:12.
João procura mostrar nesta sua epístola que a vida cristã não se baseia no que falamos, ou em nossas palavras, mas baseia-se, na nossa forma de viver. I Jo 2: 3-5.
Três etapas do desenvolvimento espiritual.
I Jo 2:12-14
1- Filhinhos - Recém convertidos
Foi uma maneira carinhosa que o "Apóstolo do amor" usou para se dirigir aos crentes novos convertidos. I Jo 2:28 . O conhecimento de Deus, a certeza do perdão dos pecados é fundamental para que o novo convertido permaneça firme na fé.
2- Jovens - Crente amadurecendo
Os que eram filhinhos, agora são jovens, e são chamados de filhos, o desenvolvimento da obra de Deus está confiado aos crentes jovens.
3- Pais - Crente maduro
Fala de firmeza espiritual, experiência na fé, crentes idôneos, maduros, sábios. São aqueles que geram filhos, que ganham almas e que cuidam delas, que servem de referência para os jovens.
João fala já naquela época, do espírito do anticristo que já está no mundo, acredita-se que ele estava fazendo menção direta a um mestre de sua época, chamado Cerinto, um mestre gnóstico, judeu de raça. I Jo 2:19-23.
I Jo 3:2 "Amados, agora somos filhos de Deus..." ao usar a expressão "agora", está confirmando o princípio bíblico de que nem todos os homens são filhos de Deus, se agora somos, subtende que antes não éramos.
Ao tornar-se filho de Deus o homem adquire direitos e privilégios, e assume deveres e responsabilidades.
Responsabilidade ou deveres dos filhos de Deus.
- Andar dignamente em retidão. I Jo 2:6
- Honrar o nome do Pai. Ef. 3:14-15
- Obediência. Ef. 6:1
Quem não obedece a palavra de Deus, ou não guarda os seus mandamentos não pode dizer que é filho de Deus. I Jo 3:22-24
Sete mensagens de Deus aos seus filhos epístola de I João
1- Todos os filhos de Deus serão um dia semelhantes a Cristo. 2:28 a 3:3
2- Não devem continuar pecando 3: 4-6
3- Se proteger contra o serem levados ao afastamento por forças malignas. 3:7-10
4- Amar uns aos outros 3: 11 - 24
5- Provar os espíritos 4:1-3
6- Vencer o mundo 5:4
7- Refletir o caráter de Deus no seus atos.
João adverte contra os falsos profetas, espírito da verdade e espírito o erro- I Jo 4:1-6
Pela bíblia podemos identificar três tipos de falsos profetas:
1- o falso profeta que já foi um profeta verdadeiro- num. 22: 8-9
2- o profeta verdadeiro que ficou velho I Reis 13:11
3- o falso profeta que nunca foi profeta verdadeiro I Reis 22:6
A missão deles não é procurar falhas, denunciar e acusar, mas corromper, com a voz mansa e cheia de sabedoria carnal e diabólica, semeiam o joio, as heresias, corrompem os bons costumes, adulteram a doutrina bíblica.
O poder da fé 5: 1-13
O tríplice testemunho da fé I Jo 5:6
João afirma que Jesus veio por:
- água - homem
- sangue- morte
- espírito- ressurreição
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