O L I V R O
D E T O B I A S
Tobias,
removendo as entranhas do peixe que o atacou, o seu cão e o anjo Rafael
O livro
de Tobias (em grego: τωβιτ; do hebraico: טובי, Tobih, "meu Deus"),
é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica
e possui 14 capítulos. Vem depois do livro de Neemias e antes
do livro de Judite. Consiste numa narração antiga de origem judaica.
O livro de
Tobias foi considerado canônico pelo Concílio de Cartago em 397 e
reconfirmado por todos os concílios. E reconfirmado pela Igreja
Católica Apostólica Romana no Concílio de Trento em 1546, depois
da negação protestante. Assim como os outros livros deuterocanônicos, o
livro de Tobias não foi incluído na Bíblia Hebraica,
ou Tanakh como também é conhecida. Apesar de não estarem na Bíblia
Hebraica, tanto o livro de Tobias quanto os outros livros deuterocanônicos
sempre fizeram parte da literatura hebraica, sendo eles estudados
nas sinagogas, tendo um estimado valor dentro do judaísmo e para a história
de Israel.
A Bíblia
de Jerusalém relata que numa gruta em Qumrã (Manuscritos do Mar
Morto) foram encontrados restos de quatro manuscritos em aramaico e
de um manuscrito em hebraico do Livro de Tobias, e que ele
figura no Cânon, no ocidente a partir do Sínodo de Roma de 382,
e no oriente a partir do Concílio de Constantinopla, denominado "in
Trullo", em 692.
CONTEÚDO
Há estudos
que indicam que o Livro de Tobias foi escrito por volta do ano 200
a.C. e que não relata uma história real, pois os acontecimentos aí
descritos dificilmente se enquadram na história desse período. O livro pertence
ao gênero sapiencial e é uma espécie de romance ou novela, destinado a
transmitir ensinamentos.
O livro
conta a história de duas famílias judaicas aparentadas deportadas
em Nínive, na Mesopotâmia e em Ecbátana na
(Pérsia), Tobit chefe da família de Nínive fica cego e envia seu
filho Tobias para buscar certa importância em dinheiro, guardada em
casa de um amigo em uma cidade distante, durante a viagem, protegido pelo Arcanjo Rafael,
Tobias encontra e se casa com Sara, sua prima em Ecbátana, que era
atormentada por um demônio chamado Asmodeu, que anteriormente matara sete
maridos na noite de núpcias, antes mesmo que tivessem relações sexuais. No
retorno Tobit é curado.
O
protagonista é um judeu justo e fiel a Deus, mostrando que a verdadeira
sabedoria, o caminho para a fidelidade, consiste em amar a Deus e obedecer à
sua vontade (mandamentos), independentemente das circunstâncias.
O livro foi
escrito na época da dominação decorrente das conquistas
de Alexandre que tentava impor a cultura, a religião e
costumes helenistas, ameaçando a identidade do povo judeu, logo o livro
busca reafirmar esta identidade ameaçada.
Entre os
ensinamentos do livro, destacam-se a descoberta da providência divina na vida
cotidiana (Arcanjo Rafael), a fidelidade a Deus (Lei), a prática da esmola, o
amor aos pais, a oração e o jejum, a integridade do matrimônio e o respeito
pelos mortos. O autor mostra, sobretudo, que o homem justo não vive sozinho:
está sempre acompanhado e protegido por Deus.
ENSINAMENTOS
Dentre os
ensinamentos destacam-se:
Os conselhos
dados por Tobit a seu filho Tobias (4,21;14:8-11)
A
importância da família (1:8; 3:10.15; 4:3-4.19; 6:15; 14:3.8-9.12-13)
As boas
obras e a fidelidade a Deus (1:8.12.16-17; 2:2.10; 3,15; 4:5.7-11.16; 14:8-11)
Justa
retribuição (4,14; 5:3.7.10.15; 12:1)
Sepultar os
mortos (1:17-18; 2:3-8)
Oração, nas
mais diversas circunstâncias: (4,19; desespero 3:1-6.11-15; inquietude 8:5-8;
alegria/gratidão 8:15-17, 14:3-7; louvor 3:2.11)
RESUMO DO
LIVRO DE TOBIAS
1. Introdução
O livro que relata
a saga do Tobias, filho de Tobit, um homem piedoso, casado
com Ana, que havia sido deportado para a Nínive durante o reinado de
Salmanasar. Tobit fora beneficiado com uma posição de influência junto ao rei,
o que lhe permite fazer muitas viagens, durante as quais dá esmolas a
outros judeus e enterra os que haviam sido mortos por Senaquerib,
filho do rei. Após a morte de Salmanasar, seu filho passa a reinar em seu
lugar. Agora no poder, Senaqueribe confisca os bens de Tobit,
após ser denunciado por um ninivita como sendo o responsável pelo enterro dos
israelitas mortos por ele.
2. O drama de Tobit e Sara
No dia da
festa de Pentecostes, durante um almoço, Tobit pede para que seu filho saia em
busca de um israelita necessitado, para que possa participar da refeição com
sua família. Seu filho retorna dizendo ter encontrado um israelita estrangulado
em praça pública. Tobit, um inveterado sepultador de corpos, esperou o
pôr-do-sol e enterrou o defunto. Sua atitude provoca o escárnio dos vizinhos,
pois já havia sido punido por essa prática. Tobit volta para casa e, após o
banho, se deita junto à parede do pátio com a cabeça descoberta e acaba sendo
atingido nos olhos pelo excremento de um pássaro, tornando-o cego. Tobit
é sustentado por Aicar durante dois anos até que ele parte para
Elimaida. A partida de Aicar faz com que Ana passe a sustentá-lo com trabalhos
femininos. Tobit, desolado com a situação, ora ao Senhor pedindo sua
morte, pois não suportava mais tantos infortúnios, tendo ainda que ouvir
repetidas injúrias.
Paralelamente
ao drama de Tobit, o livro passa a descrever a angústia de Sara, filha de
Raqüel. Sara tem que suportar injúrias de uma escrava de seu pai, pois havia
sido dada em casamento a sete homens que morreram antes que os
casamentos fossem consumados. A escrava acusou-a de ter matado os
pretendentes e aconselhou Sara a pôr fim a sua vida. Ela, subindo ao aposento
de seu pai, no intuito de se enforcar, muda de ideia e ora ao
Senhor pedindo que lhe tire a vida. O drama de Tobit e Sara envolve o
leitor, que se pergunta: “Como terminará esta história?”.
3. A resposta à oração
A narrativa
continua e relata que as preces de Tobit e Sara foram ouvidas. Rafael,
um anjo de Deus, é enviado para curar a cegueira de Tobit e
libertar Sara de um demônio chamado Asmodeu, verdadeiro responsável pela
morte de seus pretendentes.
Tobit, vendo
a morte chegar, envia Tobias à Média, a fim de recuperar uma quantia depositada
nas mãos de Gamael. Tobias sai à procura de alguém que lhe faça companhia,
e que conheça o caminho da Média. Ele encontra o anjo Rafael, que se
apresenta a seu pai como sendo Azarias, filho de um de seus irmãos.
4. A viagem de Tobias e seu encontro
com Sara
Tobias viaja
acompanhado do anjo e de um cão. Ao anoitecer, decide acampar
junto ao rio Tigre. Quando Tobias desce para lavar os pés no rio, um peixe
salta em sua direção tentando devorar-lhe o pé. O anjo pede para que agarre o
peixe, pois o fel, o coração e o fígado dele seriam remédios úteis. Rafael lhe
diz que o coração e o fígado do peixe,
quando queimados diante de uma pessoa afligida por um demônio ou espírito mau, cessa
suas ações maléficas. O fel, quando soprado após ser untado
sobre os olhos, seria útil para curar uma pessoa atingida por leucomas.
Ao chegarem
à Média, Rafael diz a Tobias que devem hospedar-se na casa de Ragüel,
pai de Sara, pois tem o direito casar-se com sua filha e herdar
legitimamente todos os seus bens. Tobias conhecendo a história de Sara expõe o
medo que tem de morrer, como acontecera com os outros sete pretendentes.
Rafael, diante da declaração de Tobias, o instrui a colocar
o fígado e o coração do peixe sobre as brasas
do perfumador assim que entrasse no quarto nupcial. Segundo Rafael
isso provocaria a fuga do demônio.
Ao chegarem
à casa de Raguel, em Ecbátana, são muito bem recebidos e Ragüel fica muito
emocionado após saber que Tobias era filho de um homem tão nobre como Tobit.
Ragüel, ouvindo Tobias conversar com Rafael sobre sua intenção de pedir sua
filha em casamento, pede para que coma e beba tranquilamente, pois seu
direito estava assegurado. Ragüel lhe conta sobre a morte dos pretendentes de
sua filha e pede para que Tobias espere uma providência divina para solucionar
o caso. Tobias diz que não pretende esperar e é atendido por Ragüel.
5. Tobias vence o demônio com a ajuda
de Rafael
Depois de
firmado o contrato de casamento, quando introduzido no quarto preparado para o
casal, Tobias se lembra das palavras de Rafael e põe o fígado e o coração do
peixe sobre as brasas do perfumador. Como predito por Rafael, o demônio foge
para as regiões do Egito, vindo a ser preso pelo anjo.
Ragüel,
tendo como certa a morte de Tobias, pede para que seus servos cavem uma
sepultura e verifiquem se Tobias ainda estava vivo. Ao saber que ainda
vivia, Ragüel bendiz ao Senhor e pede para que Tobias se detenha em sua casa
por quatorze dias, até que pudesse seguir para a casa de seus pais. Tobias pede
para que Rafael parta para Raguel e recupere o dinheiro que
está com Gamael. Rafael recupera o dinheiro e retorna
acompanhado por Gamael, que abençoa Tobias emocionado.
6. A volta para casa
Ao fim
do prazo de quatorze dias, Tobias pede para que Raqüel o deixe voltar para
a casa de seus pais, informando a ele o estado de saúde de seu pai, motivo de
sua urgência. Tobias segue de volta para sua casa com
os bens que recebera por direito, acompanhado
por Sara e Rafael. Ao se aproximarem de Caserim, Rafael pede
para que prepare o fel, a fim de curar a cegueira de seu pai.
Quando chega em casa, após ser recebido por Ana, Tobias busca ansiosamente por
seu pai. Ao encontrá-lo, aplica-lhe o remédio, curando-o da cegueira. Tobit,
agora curado, segue ao encontro de sua nora e a abençoa. Após celebrada a festa
de casamento, Tobit pede para que Tobias recompense Rafael com metade
dos bens trazidos de Ecbátana, pois havia trazido muitos benefícios para sua
família. Quando Tobias chama Rafael lhe oferecendo a recompensa, ele se revela a Tobias
como sendo um dos sete anjos que permanecem diante da glória do
Senhor. Rafael exalta a piedade e bondade de Tobit e pede para
que escreva sua história desde o princípio, para que todos possam
conhecer as obras grandiosas de Deus. Tobit entoa um cântico ao Senhor,
onde exalta seu nome e profetiza restauração de Israel.
7. O fim da história
Tobit morre
em paz, na idade de cento e doze anos, gozando de uma vida próspera. Nos
últimos momentos de vida, chamou Tobias e lhe recomendou que se mudasse para a
Média assim que sepultasse sua mãe, pois cria na profecia de Naum,
que previa a destruição de Nínive. Também ressaltou a importância de uma
vida justa e caridosa e disse a Tobias que Jerusalém seria
reconstruída e todos os povos se converteriam a Deus, abandonando seus ídolos.
Após a morte
de Ana, Tobias, como recomendado por seu pai, parte com sua esposa para
Ecbátana, indo morar com seus sogros. Dá honrosa assistência a eles em sua
velhice e ao fim de suas vidas, herda seus bens. Tobias morre aos cento e
dezessete anos cercado de afeição. Antes de morrer teve notícias da destruição de Nínive.
8. Um breve comentário sobre o livro
O relato, de
cunho novelístico é repleto de ensinamentos sapienciais, onde traz belos
ensinamentos, tais como: respeito e honra aos pais, cuidado para com os mortos,
justiça, honestidade, bondade e compaixão para com o próximo (4,3-19; 12,6-20).
É fácil identificar-se com a história, ainda que se passe há muito tempo atrás.
Elementos contidos no texto, como o choro de Ana na despedida do filho (05,17-23),
o cão que acompanha Tobias (6,1; 11,4) e a impaciente espera pela volta do
filho (10,1-7) ainda fazem parte do nosso cotidiano nos dias de hoje, permitindo
que o leitor se identifique com a história. O livro procura mostrar que o
israelita fiel a seu Deus e à sua religião nunca está só, mas é objeto da
especial proteção divina. Manifesta também a esperança de que quando Deus
reunir o seu povo de todas as nações (13,5), então também os pagãos se converterão
ao Senhor para formarem um único povo de Deus (14,6s).
PROBLEMAS NO LIVRO DE TOBIAS
As
Escrituras editadas pelas editoras Católicas Romanas trazem em seu Antigo
Testamento o livro de Tobias, caso que não acontece nas edições protestantes.
Eis algumas razões para a rejeição.
TOBIAS – Segundo
historiadores este livro foi escrito por volta do ano 200 a.C. O
livro conta a estória de Tobit, o pai de Tobias, homem temente a Deus e
cumpridor da Lei. Certo dia enquanto descansava, uma andorinha deixou cair excrementos
em seus olhos e em consequência ele cegou.
Ao mesmo tempo, em Ecbátana,
uma mulher chamada Sara, filha de Ragüel, primo de Tobit, é humilhada e acusada
de ter causado a morte de seus sete maridos na noite de núpcias. Atendendo aos
seus rogos, Deus manda ao anjo Rafael para resolver os problemas de Tobit e de
Sara.
Tobias conhece o anjo Rafael,
que se apresenta como sendo Asarias, e vai a Ecbátana. Lá, ele conhece Sara e
pede sua mão em casamento, e na volta o anjo o ensina a curar a cegueira do pai
como fel de um peixe.
Pois bem, como já foi dito neste
livro aparece um anjo chamado Rafael, a quem nenhum outro livro bíblico
faz referência a ele. Observe:
No mesmo instante, a oração deles
foi ouvida na presença de Deus, e Rafael foi enviado para curar a
ambos: a Tobit, eliminando os leucomas dos seus olhos, a fim de que visse com
seus olhos a luz de Deus;... (Tobias 3: 16-17, TEB)
Eu sou Rafael, um dos sete
anjos que assistem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença
(Tobias 12: 15).
Aparece
ainda um demônio chamado Asmodeu (3: 7,8), e se diz que ele é o pior
dos demônios.
O motivo era que ela fora dada em
casamento sete vezes, e, em toda as vezes, Asmodeu, o demônio perverso (o
pior dos demônios), matara os seus maridos antes que se tivessem unido a
ela, conforme a obrigação que se tem para com uma esposa... (Tobias3:8).
Novamente não se encontra referência a
ele em nenhum outro livro bíblico. E segundo a Bíblia o pior dos demônios,
seu príncipe, é Satanás/Belzebu (Lc. 4: 1-6; Jo. 12:31; 14:30; 16:11; Lc.
4:6; 2Co. 4:4; Ef. 2:2), ele comanda os outros demônios (2Co. 12:7; Mt.
12:24-26).
Este anjo
Rafael conta mentiras, ele é anjo, mas diz que não é.
Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e
conhecesse bem o caminho. Ao sair, deu com o anjo Rafael que em pé diante
dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus. Disse-lhe:
“Amigo, donde és?” Disse-lhe o anjo: “Eu sou um filho de Israel, um dos
teus irmãos, e vim em busca de trabalho”... Tobit disse-lhe: “irmão, de
que família és tu e de que tribo? Informa-me, irmão”. O outro disse: ‘ que
importa a minha tribo?” Tobit disse-lhe; “Na verdade eu quero saber,
irmão, de quem tu és filho e qual o teu nome”. Ele respondeu-lhe: “ eu sou
Azarias, filho do grande Ananias, um dos teus irmãos”. (Tobias 5:
4,5,11-13).
OBS: Veja
o que diz sobre a mentira - Jo. 8:44.
Em Tobias 5:6, o anjo
mente de novo e diz que entre as cidades de Rages e Ecbátana são dois dias
de viagem: “... De Ecbátana a Rages, há dois dias de caminho normal, pois
são duas cidades situadas nas montanhas” (Tobias 5:6). Ora, isto é
impossível para a época, pois a distância entre estas cidades é muito grande, e
não existiam avançados meios de transportes.
O mesmo anjo
Rafael ainda incentiva a mágica e a feitiçaria:
O moço partiu, e com ele o anjo:
também o cão partiu e os acompanhou... O rapaz desceu para lavar os pés no
Tigre. Então um grande peixe saltou fora da água... O anjo lhe disse: “Agarra-o
e domina-o!” O moço apoderou-se do peixe e o puxou para a terra. O anjo
disse-lhe: “Abre-o, extrai-lhe o fel, o coração e o fígado, põe-os à parte,
depois joga fora as entranhas: de fato este fel, este coração, este fígado, são
muito úteis como remédios”. O moço abriu o peixe, recolheu o fel, o coração e o
fígado, a seguir assou o resto, que comeu, e pôs uma parte a salgar. Ambos
prosseguiram caminhando juntos até as proximidades da Média. Então o moço fez
ao anjo esta pergunta: “Azarias, meu irmão, que remédio existe no coração e no
fígado do peixe e no seu fel?” Ele respondeu: “O coração e o fel do peixe, se
fizeres subir a sua fumaça diante do homem ou da mulher que um demônio ou mal espírito
atacam, toda a investida será afastada, ficar-se-á liberto para sempre. Quanto
ao fel, unta com ele os olhos de quem tem leucomas, sopra sobre os leucomas e
eles ficarão curados”. (Tobias 6:1-9).
Quando Rafael disse ao moço “Tobias,
meu irmão!” Ele respondeu: “Que há?” Disse-lhe o anjo: “Deveremos passar a
noite que vem em casa de Raquel. Ele é teu parente. Tem uma filha chamada
Sara... E acrescentou: “Assiste a ti o direito de desposá-la ... Então Tobias
respondeu a Rafael: “Azarias, meu irmão, ouvi dizer que ela já foi dada sete
vezes em casamento e todos o seus maridos morreram no quarto de núpcias;
na mesma noite em que se aproximavam dela, morriam. Ouvi alguns dizerem que era
um demônio que os matava, ... disse-lhe Rafael: “Será que esquecestes as
instruções do teu pai, como ele te mandou que tomasses mulher da casa de teu
pai?... Mas, quando houveres entrado no quarto de núpcias, lança mão de um
pedaço do fígado do peixe, bem como do coração, e coloca-o sobre a brasa do
defumador... Tendo acabado de comer e beber, quiseram deitar-se. Levaram o
jovem e fizeram-no entrar no quarto. Tobias lembrou-se das palavras de
Rafael: tirou da bolsa o fígado e o coração do peixe e colocou-os sobre a
brasa de defumador. O cheiro do peixe manteve à distância o demônio, que fugiu
pelos ares até as regiões do Egito. Rafael foi até lá, algemou-o e acorrentou-o
de imediato. (Tobias 6: 11-13a, 14, 16,17; 8:1-3).
L. Rost
chega a escrever que no livro de Tobias: “...a magia é considerada
benéfica e até mesmo recomendada pelo anjo de Deus, e por isso mesmo também
permitida a um israelita. ” Um livro assim não poderia ter sido inspirado por
Deus, pois um Deus que condena a feitiçaria (Dt. 18:9-14; Lv. 20:6), não
poderia recomendá-lo em Sua Palavra, e Satanás ou seus enviados não são
expulsos através de feitiçarias, mas pelo nome de Cristo ( Mt. 12: 26-28). Pode
a palavra de Deus conter mentiras e falsificações, ensinar erros e heresias?
Neste livro
aparece também o ensino de que dá esmolas consegue o favor de Deus: consegue a
salvação.
A todos que
praticam a justiça dá esmola dos teus bens. Não haja desgosto em teu olhar
quando deres esmola. Nunca desvie o rosto de um pobre, e o rosto de Deus não se
desviará de ti. Dá esmola de acordo com o que tens, conforme a importância dos
teus bens. Se tiveres pouco, não receies dar esmola segundo o que tens. É um
tesouro valioso que acumularás para os dias de infortúnio, porque a esmola
livra da morte e impede que se vá para as trevas; de fato, a esmola é,
para todos os que dão, uma oferenda valiosa aos olhos do Altíssimo.
(Tobias 4:7-11).
Em 12:9 aparece
o ensino de que a esmola liberta da morte e purifica de todo pecado. Os que dão
esmola serão saciados de vida.
A esmola
liberta da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados
de vida (Tobias 12:9).
Este
não é um ensino bíblico, pois as Escrituras ensinam a salvação através da fé
somente (ver Is 64:6; Rm. 4; Ef 2:8-10; 2Tm 1:9). Portanto, Tobias é apenas um “romance
popular” e está desqualificado para figurar entre os livros inspirados
pelo Deus que não erra e é santo.
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