segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O L I V R O A P Ó C R I F O D E T O B I A S

O    L I V R O    D E    T O B I A S

Tobias, removendo as entranhas do peixe que o atacou, o seu cão e o anjo Rafael
O livro de Tobias (em grego: τωβιτ; do hebraico: טובי, Tobih, "meu Deus"), é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica e possui 14 capítulos. Vem depois do livro de Neemias e antes do livro de Judite. Consiste numa narração antiga de origem judaica.
O livro de Tobias foi considerado canônico pelo Concílio de Cartago em 397 e reconfirmado por todos os concílios. E reconfirmado pela Igreja Católica Apostólica Romana no Concílio de Trento em 1546, depois da negação protestante. Assim como os outros livros deuterocanônicos, o livro de Tobias não foi incluído na Bíblia Hebraica, ou Tanakh como também é conhecida. Apesar de não estarem na Bíblia Hebraica, tanto o livro de Tobias quanto os outros livros deuterocanônicos sempre fizeram parte da literatura hebraica, sendo eles estudados nas sinagogas, tendo um estimado valor dentro do judaísmo e para a história de Israel.
A Bíblia de Jerusalém relata que numa gruta em Qumrã (Manuscritos do Mar Morto) foram encontrados restos de quatro manuscritos em aramaico e de um manuscrito em hebraico do Livro de Tobias, e que ele figura no Cânon, no ocidente a partir do Sínodo de Roma de 382, e no oriente a partir do Concílio de Constantinopla, denominado "in Trullo", em 692.

CONTEÚDO
Há estudos que indicam que o Livro de Tobias foi escrito por volta do ano 200 a.C. e que não relata uma história real, pois os acontecimentos aí descritos dificilmente se enquadram na história desse período. O livro pertence ao gênero sapiencial e é uma espécie de romance ou novela, destinado a transmitir ensinamentos.
O livro conta a história de duas famílias judaicas aparentadas deportadas em Nínive, na Mesopotâmia e em Ecbátana na (Pérsia), Tobit chefe da família de Nínive fica cego e envia seu filho Tobias para buscar certa importância em dinheiro, guardada em casa de um amigo em uma cidade distante, durante a viagem, protegido pelo Arcanjo Rafael, Tobias encontra e se casa com Sara, sua prima em Ecbátana, que era atormentada por um demônio chamado Asmodeu, que anteriormente matara sete maridos na noite de núpcias, antes mesmo que tivessem relações sexuais. No retorno Tobit é curado.
O protagonista é um judeu justo e fiel a Deus, mostrando que a verdadeira sabedoria, o caminho para a fidelidade, consiste em amar a Deus e obedecer à sua vontade (mandamentos), independentemente das circunstâncias.
O livro foi escrito na época da dominação decorrente das conquistas de Alexandre que tentava impor a cultura, a religião e costumes helenistas, ameaçando a identidade do povo judeu, logo o livro busca reafirmar esta identidade ameaçada.
Entre os ensinamentos do livro, destacam-se a descoberta da providência divina na vida cotidiana (Arcanjo Rafael), a fidelidade a Deus (Lei), a prática da esmola, o amor aos pais, a oração e o jejum, a integridade do matrimônio e o respeito pelos mortos. O autor mostra, sobretudo, que o homem justo não vive sozinho: está sempre acompanhado e protegido por Deus.

ENSINAMENTOS
Dentre os ensinamentos destacam-se:
Os conselhos dados por Tobit a seu filho Tobias (4,21;14:8-11)
A importância da família (1:8; 3:10.15; 4:3-4.19; 6:15; 14:3.8-9.12-13)
As boas obras e a fidelidade a Deus (1:8.12.16-17; 2:2.10; 3,15; 4:5.7-11.16; 14:8-11)
Justa retribuição (4,14; 5:3.7.10.15; 12:1)
Sepultar os mortos (1:17-18; 2:3-8)
Oração, nas mais diversas circunstâncias: (4,19; desespero 3:1-6.11-15; inquietude 8:5-8; alegria/gratidão 8:15-17, 14:3-7; louvor 3:2.11)

RESUMO DO LIVRO DE TOBIAS

1. Introdução
O livro que relata a saga do Tobias, filho de Tobit, um homem piedoso, casado com Ana, que havia sido deportado para a Nínive durante o reinado de Salmanasar. Tobit fora beneficiado com uma posição de influência junto ao rei, o que lhe permite fazer muitas viagens, durante as quais dá esmolas a outros judeus e enterra os que haviam sido mortos por Senaquerib, filho do rei. Após a morte de Salmanasar, seu filho passa a reinar em seu lugar. Agora no poder, Senaqueribe confisca os bens de Tobit, após ser denunciado por um ninivita como sendo o responsável pelo enterro dos israelitas mortos por ele.

2. O drama de Tobit e Sara
No dia da festa de Pentecostes, durante um almoço, Tobit pede para que seu filho saia em busca de um israelita necessitado, para que possa participar da refeição com sua família. Seu filho retorna dizendo ter encontrado um israelita estrangulado em praça pública. Tobit, um inveterado sepultador de corpos, esperou o pôr-do-sol e enterrou o defunto. Sua atitude provoca o escárnio dos vizinhos, pois já havia sido punido por essa prática. Tobit volta para casa e, após o banho, se deita junto à parede do pátio com a cabeça descoberta e acaba sendo atingido nos olhos pelo excremento de um pássaro, tornando-o cego. Tobit é sustentado por Aicar durante dois anos até que ele parte para Elimaida. A partida de Aicar faz com que Ana passe a sustentá-lo com trabalhos femininos. Tobit, desolado com a situação, ora ao Senhor pedindo sua morte, pois não suportava mais tantos infortúnios, tendo ainda que ouvir repetidas injúrias.
Paralelamente ao drama de Tobit, o livro passa a descrever a angústia de Sara, filha de Raqüel. Sara tem que suportar injúrias de uma escrava de seu pai, pois havia sido dada em casamento a sete homens que morreram antes que os casamentos fossem consumados. A escrava acusou-a de ter matado os pretendentes e aconselhou Sara a pôr fim a sua vida. Ela, subindo ao aposento de seu pai, no intuito de se enforcar, muda de ideia e ora ao Senhor pedindo que lhe tire a vida. O drama de Tobit e Sara envolve o leitor, que se pergunta: “Como terminará esta história?”.

3. A resposta à oração
A narrativa continua e relata que as preces de Tobit e Sara foram ouvidas. Rafael, um anjo de Deus, é enviado para curar a cegueira de Tobit e libertar Sara de um demônio chamado Asmodeu, verdadeiro responsável pela morte de seus pretendentes. 
Tobit, vendo a morte chegar, envia Tobias à Média, a fim de recuperar uma quantia depositada nas mãos de Gamael. Tobias sai à procura de alguém que lhe faça companhia, e que conheça o caminho da Média. Ele encontra o anjo Rafael, que se apresenta a seu pai como sendo Azarias, filho de um de seus irmãos.

4. A viagem de Tobias e seu encontro com Sara
Tobias viaja acompanhado do anjo e de um cão. Ao anoitecer, decide acampar junto ao rio Tigre. Quando Tobias desce para lavar os pés no rio, um peixe salta em sua direção tentando devorar-lhe o pé. O anjo pede para que agarre o peixe, pois o fel, o coração e o fígado dele seriam remédios úteis. Rafael lhe diz que o coração e o fígado do peixe, quando queimados diante de uma pessoa afligida por um demônio ou espírito mau, cessa suas ações maléficas. O fel, quando soprado após ser untado sobre os olhos, seria útil para curar uma pessoa atingida por leucomas.
Ao chegarem à Média, Rafael diz a Tobias que devem hospedar-se na casa de Ragüel, pai de Sara, pois tem o direito casar-se com sua filha e herdar legitimamente todos os seus bens. Tobias conhecendo a história de Sara expõe o medo que tem de morrer, como acontecera com os outros sete pretendentes. Rafael, diante da declaração de Tobias, o instrui a colocar o fígado e o coração do peixe sobre as brasas do perfumador assim que entrasse no quarto nupcial. Segundo Rafael isso provocaria a fuga do demônio.
Ao chegarem à casa de Raguel, em Ecbátana, são muito bem recebidos e Ragüel fica muito emocionado após saber que Tobias era filho de um homem tão nobre como Tobit. Ragüel, ouvindo Tobias conversar com Rafael sobre sua intenção de pedir sua filha em casamento, pede para que coma e beba tranquilamente, pois seu direito estava assegurado. Ragüel lhe conta sobre a morte dos pretendentes de sua filha e pede para que Tobias espere uma providência divina para solucionar o caso. Tobias diz que não pretende esperar e é atendido por Ragüel.

5. Tobias vence o demônio com a ajuda de Rafael
Depois de firmado o contrato de casamento, quando introduzido no quarto preparado para o casal, Tobias se lembra das palavras de Rafael e põe o fígado e o coração do peixe sobre as brasas do perfumador. Como predito por Rafael, o demônio foge para as regiões do Egito, vindo a ser preso pelo anjo.
Ragüel, tendo como certa a morte de Tobias, pede para que seus servos cavem uma sepultura e verifiquem se Tobias ainda estava vivo. Ao saber que ainda vivia, Ragüel bendiz ao Senhor e pede para que Tobias se detenha em sua casa por quatorze dias, até que pudesse seguir para a casa de seus pais. Tobias pede para que Rafael parta para Raguel e recupere o dinheiro que está com Gamael. Rafael recupera o dinheiro e retorna acompanhado por Gamael, que abençoa Tobias emocionado.

6. A volta para casa
Ao fim do prazo de quatorze dias, Tobias pede para que Raqüel o deixe voltar para a casa de seus pais, informando a ele o estado de saúde de seu pai, motivo de sua urgência. Tobias segue de volta para sua casa com os bens que recebera por direito, acompanhado por Sara e Rafael. Ao se aproximarem de Caserim, Rafael pede para que prepare o fel, a fim de curar a cegueira de seu pai. Quando chega em casa, após ser recebido por Ana, Tobias busca ansiosamente por seu pai. Ao encontrá-lo, aplica-lhe o remédio, curando-o da cegueira. Tobit, agora curado, segue ao encontro de sua nora e a abençoa. Após celebrada a festa de casamento, Tobit pede para que Tobias recompense Rafael com metade dos bens trazidos de Ecbátana, pois havia trazido muitos benefícios para sua família. Quando Tobias chama Rafael lhe oferecendo a recompensa, ele se revela a Tobias como sendo um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor. Rafael exalta a piedade e bondade de Tobit e pede para que escreva sua história desde o princípio, para que todos possam conhecer as obras grandiosas de Deus. Tobit entoa um cântico ao Senhor, onde exalta seu nome e profetiza restauração de Israel.

7. O fim da história
Tobit morre em paz, na idade de cento e doze anos, gozando de uma vida próspera. Nos últimos momentos de vida, chamou Tobias e lhe recomendou que se mudasse para a Média assim que sepultasse sua mãe, pois cria na profecia de Naum, que previa a destruição de Nínive. Também ressaltou a importância de uma vida justa e caridosa e disse a Tobias que Jerusalém seria reconstruída e todos os povos se converteriam a Deus, abandonando seus ídolos.
Após a morte de Ana, Tobias, como recomendado por seu pai, parte com sua esposa para Ecbátana, indo morar com seus sogros. Dá honrosa assistência a eles em sua velhice e ao fim de suas vidas, herda seus bens. Tobias morre aos cento e dezessete anos cercado de afeição. Antes de morrer teve notícias da destruição de Nínive.

8. Um breve comentário sobre o livro
O relato, de cunho novelístico é repleto de ensinamentos sapienciais, onde traz belos ensinamentos, tais como: respeito e honra aos pais, cuidado para com os mortos, justiça, honestidade, bondade e compaixão para com o próximo (4,3-19; 12,6-20). É fácil identificar-se com a história, ainda que se passe há muito tempo atrás. Elementos contidos no texto, como o choro de Ana na despedida do filho (05,17-23), o cão que acompanha Tobias (6,1; 11,4) e a impaciente espera pela volta do filho (10,1-7) ainda fazem parte do nosso cotidiano nos dias de hoje, permitindo que o leitor se identifique com a história. O livro procura mostrar que o israelita fiel a seu Deus e à sua religião nunca está só, mas é objeto da especial proteção divina. Manifesta também a esperança de que quando Deus reunir o seu povo de todas as nações (13,5), então também os pagãos se converterão ao Senhor para formarem um único povo de Deus (14,6s).


PROBLEMAS NO LIVRO DE TOBIAS

As Escrituras editadas pelas editoras Católicas Romanas trazem em seu Antigo Testamento o livro de Tobias, caso que não acontece nas edições protestantes. Eis algumas razões para a rejeição.
TOBIAS – Segundo historiadores este livro foi escrito por volta do ano 200 a.C. O livro conta a estória de Tobit, o pai de Tobias, homem temente a Deus e cumpridor da Lei. Certo dia enquanto descansava, uma andorinha deixou cair excrementos em seus olhos e em consequência ele cegou.
                Ao mesmo tempo, em Ecbátana, uma mulher chamada Sara, filha de Ragüel, primo de Tobit, é humilhada e acusada de ter causado a morte de seus sete maridos na noite de núpcias. Atendendo aos seus rogos, Deus manda ao anjo Rafael para resolver os problemas de Tobit e de Sara.
               Tobias conhece o anjo Rafael, que se apresenta como sendo Asarias, e vai a Ecbátana. Lá, ele conhece Sara e pede sua mão em casamento, e na volta o anjo o ensina a curar a cegueira do pai como fel de um peixe.
            Pois bem, como já foi dito neste livro aparece um anjo chamado Rafael, a quem nenhum outro livro bíblico faz referência a ele. Observe:
           No mesmo instante, a oração deles foi ouvida na presença de Deus, e Rafael foi enviado para curar a ambos: a Tobit, eliminando os leucomas dos seus olhos, a fim de que visse com seus olhos a luz de Deus;... (Tobias 3: 16-17, TEB)
           Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença (Tobias 12: 15).
Aparece ainda um demônio chamado Asmodeu (3: 7,8), e se diz que ele é o pior dos demônios.
           O motivo era que ela fora dada em casamento sete vezes, e, em toda as vezes, Asmodeu, o demônio perverso (o pior dos demônios), matara os seus maridos antes que se tivessem unido a ela, conforme a obrigação que se tem para com uma esposa... (Tobias3:8).
           Novamente não se encontra referência a ele em nenhum outro livro bíblico. E segundo a Bíblia o pior dos demônios, seu príncipe, é Satanás/Belzebu (Lc. 4: 1-6; Jo. 12:31; 14:30; 16:11; Lc. 4:6; 2Co. 4:4; Ef. 2:2), ele comanda os outros demônios (2Co. 12:7; Mt. 12:24-26).
           Este anjo Rafael conta mentiras, ele é anjo, mas diz que não é.
           Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar até a Média e conhecesse bem o caminho. Ao sair, deu  com o anjo Rafael que em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus. Disse-lhe: “Amigo,  donde és?” Disse-lhe o anjo: “Eu sou um filho de Israel, um dos teus irmãos, e vim em busca de trabalho”...  Tobit disse-lhe: “irmão, de que família és tu e de que tribo? Informa-me, irmão”. O outro disse: ‘ que importa a  minha tribo?” Tobit disse-lhe; “Na verdade eu quero saber, irmão, de quem tu és filho e qual o teu nome”. Ele respondeu-lhe: “ eu sou Azarias, filho do grande Ananias, um dos teus irmãos”. (Tobias 5: 4,5,11-13).
OBS: Veja o que diz sobre a mentira - Jo. 8:44.
       Em Tobias 5:6, o anjo mente de novo e diz que entre as cidades de Rages e Ecbátana são dois dias de viagem: “... De Ecbátana a Rages, há dois dias de caminho normal, pois são duas cidades situadas nas montanhas” (Tobias 5:6). Ora, isto é impossível para a época, pois a distância entre estas cidades é muito grande, e não existiam avançados meios de transportes.
       O mesmo anjo Rafael ainda incentiva a mágica e a feitiçaria:
       O moço partiu, e com ele o anjo: também o cão partiu e os acompanhou... O rapaz desceu para lavar os pés no Tigre. Então um grande peixe saltou fora da água... O anjo lhe disse: “Agarra-o e domina-o!” O moço apoderou-se do peixe e o puxou para a terra. O anjo disse-lhe: “Abre-o, extrai-lhe o fel, o coração e o fígado, põe-os à parte, depois joga fora as entranhas: de fato este fel, este coração, este fígado, são muito úteis como remédios”. O moço abriu o peixe, recolheu o fel, o coração e o fígado, a seguir assou o resto, que comeu, e pôs uma parte a salgar. Ambos prosseguiram caminhando juntos até as proximidades da Média. Então o moço fez ao anjo esta pergunta: “Azarias, meu irmão, que remédio existe no coração e no fígado do peixe e no seu fel?” Ele respondeu: “O coração e o fel do peixe, se fizeres subir a sua fumaça diante do homem ou da mulher que um demônio ou mal espírito atacam, toda a investida será afastada, ficar-se-á liberto para sempre. Quanto ao fel, unta com ele os olhos de quem tem leucomas, sopra sobre os leucomas e eles ficarão curados”. (Tobias 6:1-9).
     Quando Rafael disse ao moço “Tobias, meu irmão!” Ele respondeu: “Que há?” Disse-lhe o anjo: “Deveremos passar a noite que vem em casa de Raquel. Ele é teu parente. Tem uma filha chamada Sara... E acrescentou: “Assiste a ti o direito de desposá-la ... Então Tobias respondeu a Rafael: “Azarias, meu irmão, ouvi dizer que ela já foi dada sete vezes em casamento e todos o seus maridos morreram no quarto de núpcias; na mesma noite em que se aproximavam dela, morriam. Ouvi alguns dizerem que era um demônio que os matava, ... disse-lhe Rafael: “Será que esquecestes as instruções do teu pai, como ele te mandou que tomasses mulher da casa de teu pai?... Mas, quando houveres entrado no quarto de núpcias, lança mão de um pedaço do fígado do peixe, bem como do coração, e coloca-o sobre a brasa do defumador... Tendo acabado de comer e beber, quiseram deitar-se. Levaram o jovem e fizeram-no entrar no quarto. Tobias lembrou-se das palavras de Rafael: tirou da bolsa o fígado e o coração do peixe e colocou-os sobre a brasa de defumador. O cheiro do peixe manteve à distância o demônio, que fugiu pelos ares até as regiões do Egito. Rafael foi até lá, algemou-o e acorrentou-o de imediato. (Tobias 6: 11-13a, 14, 16,17; 8:1-3).
L. Rost chega a escrever que no livro de Tobias: “...a magia é considerada benéfica e até mesmo recomendada pelo anjo de Deus, e por isso mesmo também permitida a um israelita. ” Um livro assim não poderia ter sido inspirado por Deus, pois um Deus que condena a feitiçaria (Dt. 18:9-14; Lv. 20:6), não poderia recomendá-lo em Sua Palavra, e Satanás ou seus enviados não são expulsos através de feitiçarias, mas pelo nome de Cristo ( Mt. 12: 26-28). Pode a palavra de Deus conter mentiras e falsificações, ensinar erros e heresias?
         Neste livro aparece também o ensino de que dá esmolas consegue o favor de Deus: consegue a salvação.
A todos que praticam a justiça dá esmola dos teus bens. Não haja desgosto em teu olhar quando deres esmola. Nunca desvie o rosto de um pobre, e o rosto de Deus não se desviará de ti. Dá esmola de acordo com o que tens, conforme a importância dos teus bens. Se tiveres pouco, não receies dar esmola segundo o que tens. É um tesouro valioso que acumularás para os dias de infortúnio, porque a esmola livra da morte e impede que se vá para as trevas; de fato, a esmola é, para todos os que dão, uma oferenda valiosa aos olhos do Altíssimo. (Tobias 4:7-11).
         Em 12:9 aparece o ensino de que a esmola liberta da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida.
A esmola liberta da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida (Tobias 12:9).

            Este não é um ensino bíblico, pois as Escrituras ensinam a salvação através da fé somente (ver Is 64:6; Rm. 4; Ef 2:8-10; 2Tm 1:9).  Portanto, Tobias é apenas um “romance popular” e está desqualificado para figurar entre os livros inspirados pelo Deus que não erra e é santo.


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