segunda-feira, 6 de julho de 2015

2º SAMUEL

O    L I V R O    2 º    S A M U E L




O segundo Livro de Samuel, é uma continuação de seu primeiro Livro e neste livro são relatados a história de Davi que foi o primeiro Rei de Judá (II Sam.1.4), que mais tarde também se tornou Rei de toda a nação, tanto do Sul (Judá), quanto o Norte (Israel), conforme (II Sam. 5.24).  Este Livro relata os tempos da monarquia depois da morte de seu primeiro rei, que foi o Rei Saul, entre 1050 à 1010 A.C. Estes personagens estão também descritos nos Livros de I Crônicas, Salmos e Provérbios.



O Livro de 1º Samuel registra o fracasso de Saul, o rei pedido pelo povo e em seu segundo livro, a entronização de Davi, o rei escolhido por Deus. Davi é apresentado como o rei ideal, que obedece a Deus e serve ao povo. Qualquer autoridade que não obedece a Deus e não serve ao povo é ilegítima e má, pois acaba ocupando o lugar de Deus para explorar e oprimir o povo. Com a entronização de Davi Deus também há a “estabilização da Casa de Davi (Isaías 9.7)  através do qual mais tarde o Messias, Jesus Cristo haveria de vir, e quando Ele voltar , sentar-se-á no Trono de Davi (Lc. 1.32)”. O Livro de 1º Samuel ocupa-se da história como homem e no 2º Livro de Samuel Davi é narrado como Rei (2º Sam. 5.3). Não somente estes livros narram a história de Davi, mas encontramos sua história em outros aspectos nos Livros de Reis, no Livro de 2ª Crônicas, e também nos Salmos.



O Livro de 2º Samuel narra as lutas de Davi contra os inimigos de “dentro e de fora”, lutas constantes para que se firmasse em seu reino e no poder a estendê-lo as outras Tribos de Israel.  Davi era um homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo, mas também foi um homem que cometeu pecados que desagradaram a Deus, pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde, mas porém quando Natã, o profeta, apontou a Davi seus pecados, este ao contrário de Saul, os confessou, se arrependeu e aceitou o castigo de Deus.
A vida e as realizações de Davi impressionam profundamente o povo de Israel. Tanto assim que mais tarde, nos tempos de angústia, quando mais velho e necessitando de um novo rei, o povo pedia “um filho de Davi”. Desejavam um rei descendente de Davi e que fosse como ele. No início do Livro de 2º Samuel, relata-se os triunfos de Davi e suas lamentações a respeito de Saul e Jônatas, e depois sua vida como Rei, primeiramente de Judá e depois constituído Rei de todas as Tribos de Israel.
Davi acabando de regressar a Ziclague, depois de uma grande vitória sobre os Amalequitas, cansado fisicamente e revigorado em seu espírito, por causa de seu grande êxito. Agora no auge de seus trinta anos consulta a Deus para saber onde deveria estabelecer o seu trono e Deus lhe indica Hebrom.  Acabara de chegar àquela cidade, quando os homens de Judá vieram ungí-lo rei sobre a causa de judá.  O começo de seu reinado foi lento e desanimador, mas Davi porém tinha fé e estava pronto a esperar que Deus o conduzisse, Davi era um Rei humilde diante de Deus e diante dos homens. Reinou durante 40 anos, inclusive os sete anos e meio em Hebrom sobre Judá, e 33 anos em Jerusalém sobre toda a terra de Israel.  A fortaleza de Jerusalém  estava nas mãos dos Cananeus, mas foi conquistada nos primeiros anos de seu reinado (2º Sam.5. 6-10)

No capítulo dois até o décimo relata-se a conquista da cidade de Jerusalém e a derrota dos Filisteus, no governo de Davi sobre Judá (2º Sam.1.4-12, 5 ).  A condução da Arca da Aliança para a cidade e o desejo de Davi em construir  um templo, as vitórias de Davi, o caso Davi e Bate-Seba, quando já era Rei de Israel e Judá.  Um dos grandes resultados de Davi foi a unidade de toda a nação, unindo num só grupo os vários elementos em conflito.  Davi confiou em Deus de todo seu coração, e não se apoiou  em seus próprios conhecimentos. Reconheceu a Deus em todo seu caminho e Deus dirigiu-lhe as veredas (Prov. 3.6).  O que foi mais importante, Davi fez pelo povo, capturou Jerusalém  constituindo-a maior e mais poderosa, conquistou os Filisteus e unificou o Reino. “Ia Davi crescendo em poder cada vez mais, porque o SENHOR dos exércitos era com ele  (2ª Crôn. 11.9)”.  Deus mandou informar a Davi através do Profeta Natã que ao  contrario de Saul, seu filho iria sucedê-lo e que seu reino e seu trono seria estabelecido para sempre e ao seu filho concederia a honra de construir o templo. (2º Sam.7.12-16)

Nos capítulos 11, 12 e 25 relatam os problemas e as dificuldades devido sua conduta  pecaminosa, suas perturbações e as suas causas, o seu arrependimento e outros fatos.  Numa dessas descrições são relatados  seu pecado a respeito de Urias  e a repreensão do profeta Natã a Davi.  Em toda a Palavra de Deus não há capítulo mais trágico, nem mais cheio de advertências diante da queda de Davi.  Ele narra  a queda de Davi como a eclipse do sol, o pecado de adultério e virtual homicídio constitui uma terrível nódoa na sua vida.  Tornou-se um homem alquebrado.  Deus o perdoou, mas a Palavra diz: “Não apartará a espada jamais da tua casa”. Colheu o que semeou, achava-se ocioso (2º Sam. 11.12), era momento de o rei estar na guerra, mas lá não se encontrava. Permaneceu em Jerusalém no lugar da tentação, num lugar desalento, passeando pelo terraço onde viu a Bate_Seba e a desejou, e ao invés de expulsa-la, a colheu e tomou-a e ainda mandou matar a seu marido Urias, que era também seu soldado.  Fato este cometido pelo “cabeça da nação”, cujo homem destacadamente favorecido por Deus.  Um ano depois o Profeta Natã o visitou acusando-o do pecado e vemos seu arrependimento descrito no Salmo 51.  Apesar do arrependimento, Deus o pune com a morte de seu filho que morreria por causa do seu pecado. (2º Sam.12.13-32).  Quando a criança faleceu Davi levantou e adorou a Deus dizendo: Pior é uma tristeza viva do que morta.  Sua morte constitui uma dolorosa tristeza para Davi, mas a mágoa viva que teve que suportar, foi através do seu amado filho Absalão, em sua rebelião carregada de tragédia e morte.



No capítulo 13 ao 18 é mencionado o pecado de Amon, sendo este morto por Absalão filho de Davi, também descreve a rebelião de Absalão com sua derrota e morte.  A revolta de Sebá e sua repressão, a vingança dos Gibionitas, onde os descendentes de Saul são mortos (20-21). Os últimos dias de Davi, estão nos capítulos 21.1 à 24.25, também a batalha contra os Filisteus, a matança de seus gigantes, o hino da vitória e os salmos de Davi de ações e graças.  Nos capítulo 24 relatam as últimas palavras de Davi, seus principais homens de guerra, a numeração do povo e consequente castigo, sua oração e sacrifício. (2º Sam. 24.11-14, 17).
Os últimos dias de Davi está descrito em (2° Samuel 20 a 24).  Depois que a rebelião foi esmagada, o Rei Davi voltou para o seu reino. Novos oficiais foram nomeados e a reconstrução do templo começou em toda parte.  Ele acumulou grandes recursos para a construção do templo e encaminhou o filho Salomão a edifica-lo.  Davi tinha 70 anos quando faleceu.  Foi esse o homem “segundo coração de Deus”.  Temos que conhecer a vida de Davi para poder compreender seus Salmos.  Em (Atos 13.22, 23), Jesus Cristo é chamado “Filho de Davi”, e sua genealogia está no meio, entre Abraão e Jesus Cristo.  Davi cometeu erros, mas impediu que a nação caísse na idolatria.  Não obstante apesar de seus pecados serem graves, permaneceu fiel a Deus.  Foi grande santo, apesar de grande pecador.  Pecou mas arrependeu-se.  Os últimos versículos de 2º Samuel fala de Davi comprando a eira de Araúna e ali ele erigiu um altar.  Isto tem sentido especial por situar-se onde o grande templo de Salomão foi mais tarde edificado.

A MONARQUIA DE ISRAEL
O Reino Unido – 1050 – 930 A.C
·       Saul – 1050 A.C  (1º Sam. E 1ª Crôn.1.10)
·       Davi – 1010 A.C (2º Sam., Salmos, Jó, 1ª Crôn. 11 até final do Livro)
·       Salomão  970 A.C (1º Reis 1.10, Provérbios, Eclesiástes, Cantares, 2ª Crôn. 1.10)
A Monarquia começa no Reino de Saul, 1050 A.C, descrito no Livro de 1º Samuel e 1ª Crônicas 1-10.  A monarquia também é chamada de Reino Unido e teve sua dinastia de 1050 a 930 A.C. Após a morte de Saul, o Rei Davi reinou em seu lugar entre 1010 A.C até 970 A.C, cujos relatos estão nos livros de 2º Samuel e 1ª Crônicas 11 a 29, e em algumas partes nos Livros de Salmos. Em seu lugar reinou seu filho Salomão de 970 A.C à 930 A.C, relatado no Livro de 1º Reis, 2ª Crônicas 1 ao 10.  O Rei Salomão também escreveu os Livros de  Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

Sob o governo de Davi, Israel atingiu o seu ponto culminante.  Essa época é chamada “Idade Áurea” de Israel.  Nela não havia bosques, nem culto a ídolos, nem funções mundanas. Suas caravanas cruzavam os desertos e suas rotas iam do Nilo ao Tigre e Eufrates, e Israel prosperava naquele tempo.  Quando Israel andou em retidão com Deus, foi invencível contra todas as circunstancias adversas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário