quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A P O C A L I P S E / SÉTIMA PARTE - O MILÊNIO PARTE 2

 

SATANÁS É SOLTO – Apocalipse 20:7-10

Satanás é solto e depois vencido para sempre

Apocalipse 20:7-10 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Quando se completar os mil anos Satanás será solto da prisão do Abismo. Ele vai sair e seduzir as nações dos quatro cantos da terra. Gog e Magog reunindo-os para o combate. O número deles é como a areia do mar. Eles se espalharão por toda a terra e cercarão o acampamento dos santos  e a Cidade amada. Mas descerá fogo do céu e eles serão devorados. O diabo que tinha seduzido a todos, será jogado no lago de fogo e enxofre juntamente com o Anticristo e o Falso Profeta.

O povo de Deus (acampamento dos Santos e a Cidade Amada) continuam na luta contra as foras do mal (Satanás), mas são protegidos por Deus (fogo do céu). Gog e Magog são nomes que representam os poderes da idolatria, inimigos de Deus e do seu povo. Mas o poder do mal será completamente destruído (lago de fogo).

I N F E R N O     E     O     L A G O    D E    F O G O

O QUE É INFERNO

O Novo Testamento considera o inferno como um lugar de habitação final dos condenados à punição eterna, depois do Juízo Final, conforme descrito em Mat. 15.41-46, Apoc. 20.11-15. O inferno é descrito como um lugar de tormento, lugar de trevas, de choro e ranger de dentes, lugar de destruição, etc... Esses termos são provavelmente simbólicos ao invés de literais, porém de qualquer modo, a realidade será ainda mais terrível do que estas cenas. Estas são as consequências de todo àquele que pratica o mal, e que precisa ser realisticamente enfrentadas.

O inferno não é tanto a ausência de Deus, mas sim a consequência de Sua ira contra o pecado. O inferno é a justa condenação daqueles que O desafiaram apegando-se ao pecado, pois os que forem condenados compreenderão que, se condenaram a si próprios, pois amaram mais as trevas do que a luz, e como base de escolha humana do livre arbítrio.

O LAGO DE FOGO – APOC. 20.13-15

Injustiças e sofrimento, nunca fogem aos olhos de Deus. Aqueles que perseguem e praticam a injustiça não podem vencer no fim. Deus julgará a toda obra. A expectativa do Juízo Final deve ser um terror para os inimigos de Deus, pois Deus é o Juiz de todas as coisas, e o “lago de fogo” é a sentença final de todo aquele que pratica a iniquidade do pecado.

Estar nas mãos de Deus, mostra que Deus é soberano, e é Ele quem determina o nosso destino, para o bem ou para o mal.

HORRÍVEL COISA É CAIR NAS MÃOS DE DEUS – HEBREUS 10.31

Deus julgará seu povo discriminado entre aqueles que, verdadeiramente são Dele e os apóstatas, conforme descrito em Deut. 32.35-36 e I Pedro 4.17. O Apóstolo Paulo escreve para advertir e prevenir o povo que vive deliberadamente em pecado, Heb.10.26, deixando sem efeito o sacrifício de Jesus Cristo, visto que tudo o que fizermos sem arrependimento leva-nos a expectativa do Juízo de Deus sobre nós, pois todos estaremos nas mãos de Deus, e prestaremos conta individual diante de Deus, e Deus através de Cristo retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. Rom. 2.6, Mat. 16.27, Apoc. 22.12. Portanto todos estão nas mãos de Deus e Dele receberemos a recompensa, e para os ímpios “horrenda coisa é estar nas mãos de Deus”, pois Dele receberão a condenação.

CONCLUSÃO:

O propósito do Ensino Bíblico sobre o inferno é fazer-nos aceitar a gratidão de Deus em Cristo, que nos livra da punição do pecado, pois Deus não tem prazer na morte do ímpio. (Ez. 33.11).