sábado, 11 de março de 2017

O L I V R O D E J O Ã O

O    L I V R O    D E    J O Ã O

O CAMINHO DA VIDA
O Evangelho de João é diferente dos três primeiros. Em Mateus, Marcos e Lucas há muitos milagres e palavras de Jesus. Em João encontramos apenas sete milagres, que são chamados de sinais, alguns discursos que se desenvolvem lentamente, repetindo sempre os mesmos temas-chaves. Os três primeiros evangelistas reuniram, completaram e editaram os assuntos que formavam a catequese em suas comunidades. João seguiu caminho diferente: seu Evangelho é uma espécie de meditação, que procura aprofundar e mostrar o conteúdo da catequese existente em sua comunidade. Seu Evangelho visa despertar e a alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, a fim de que os homens tenham vida (Jo 20:30-31)
Para João, Jesus é o enviado de Deus, aquele que revela o Pai aos homens. Deus ama os homens e que dar-lhes a vida. Jesus revela esse amor e realiza a vontade do Pai, dando sua vida em favor dos homens. João procura mostrar isso através dos sete sinais que ele apresenta na primeira parte do Evangelho, salientando aí a importância do compromisso da fé. Na segunda parte, ele mostra a mesma coisa, salientando a importância do amor narrando o supremo sinal: a volta de Jesus ao Pai, através da morte e ressurreição.
A revelação de Deus em Jesus coloca o mundo em julgamento. Diante da luz da revelação, a vida dos homens se esclarece. Os que vivem conforme a vontade de Deus, aproximam-se de Jesus e o aceitam. Os que não vivem conforme a vontade de Deus, se afastam dessa luz, rejeitando a Jesus. Por isso João salienta no seu Evangelho as reações que os homens têm diante de Jesus. Reações de aceitação, que levam a vida, e de recusa, que levam à morte. Recusa e hostilidade que levam Jesus à morte; a aceitação que produz a primeira comunidade reunida em nome de Jesus. Doravante, caberá a essa comunidade continuar a missão de Jesus.

Deus Pai testemunhou seu amor, entregando se Filho Único para que os homens tenham vida. Os homens por sua vez, respondem ao amor do Pai quando, do mesmo modo, se abrem para o dom do amor, colocando-se a serviço da vida dos irmãos. Somos convidados a ler este Evangelho colocando-nos em clima de julgamento, para nos abrirmos à luz de Deus que, através de Jesus, ilumina a nossa vida e nos leva a tomar uma decisão: aceitar e continuar sua obra, para termos definitivamente a vida, ou rejeitar a Jesus e estarmos definitivamente condenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário